sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Transporte de cargas paulista cria primeira cooperativa de crédito

Iniciativa traz para o setor a Sicredi, nome forte em Sistema de Cooperativa de Crédito que oferece alternativas em financiamentos com custos atraentes.
O Sicredi integrou mais uma cooperativa à sua rede, a Sicredi Fetcoop
O presidente da Fetcesp, Flávio Benatti, destaca que o objetivo da Cooperativa é oferecer para os empresários de transporte uma alternativa ao sistema financeiro, com princípios cooperativistas como ajuda mútua, solidariedade e responsabilidade social.
"A Sicredi Fetcoop SP é uma enorme conquista para o transporte de cargas que terá uma alternativa de organização econômica e financ eira, diferente do sistema bancário tradicional. Representa um momento importante para o Sicredi e também para desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito no Estado de SP, por tratar-se de uma Cooperativa com abrangência estadual e que inicia suas atividades com forte potencial de negócios", afirma Francisco Tavares - Superintendente de Desenvolvimento da Central Sicredi SP.
O presidente da Sicredi Fetcoop SP, Francisco Pelucio, que coordenou as ações para a formação da cooperativa está entusiasmado com esta conquista da Fetcesp e dos sindicatos do estado de São Paulo. "A cooperativa oferecerá várias vantagens aos seus associados, como taxas de juros menores às praticadas no mercado", exemplifica Pelucio, que também é presidente do Setcesp.
O Sicredi é um conjunto de cooperativas de crédito que está presente em 11 estados brasileiros e possui mais de 1.100 pontos de atendimento.
Através das 130 cooperativas de crédito do Sicredi, pessoas físicas ou jurí dicas podem ter acesso a produtos financeiros como conta corrente, cartão de crédito, investimentos, seguros, além de facilidades como caixas eletrônicos e serviços pela Internet. A principal diferença em relação aos bancos convencionais é que os clientes do SICREDI são os associados. São todos donos do negócio, que crescem junto com suas cooperativas e saem ganhando sempre que usam os produtos e serviços, pois os resultados de uma cooperativa de crédito são repassados aos seus sócios, proporcionalmente ao volume de suas operações
Fonte: Portal Fator Brasil

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Inovação: a palavra-chave da parceria entre a Pacer Logística e a Winetag

As soluções inovadoras e funcionais implementadas pela Pacer Logística na parceria com os clientes chamou a atenção da Winetag, a primeira rede social de vinhos do Brasil. O projeto, com contrato incial de um ano, envolve desde a criação de uma embalagem personalizada para o transporte de vinhos, incluindo a distribuição e entrega das ofertas do site, que entre os principais serviços oferece a venda coletiva de vinhos.
“Nossa expectativa é transformar essa parceria em um case de sucesso, e aumentar a participação da Pacer no mercado de compras coletivas e comércio eletrônico”, explica um dos diretores da Pacer, Alexandre Caldas. Ele acredita que a experiência servirá como um laboratório preparativo na distribuição de produtos do setor de compras coletivas.
A Winetag é uma rede social que surgiu com o objetivo de promover a comunicação e troca de experiências entre os consumidores, profissionais e comercializadores de vinhos popularizando este setor do mercado brasileiro. “O vinho tem que ser bem tratado e transportado com eficiência. A Pacer Logística é qualificada para atender tais necessidades deste mercado que está crescendo e é tão importante”, conta o diretor administrativo da Winetag, João Paulo.
As duas empresas vêem a parceria com o uma excelente oportunidade de crescimento conjunto. Segundo João Paulo, “A WineTag pretende dobrar o número de ofertas nos próximos 6 meses e incluir 7 novas cidades”. Para a Pacer, a proposta é promissora e muito animadora. “De acordo com a expansão deles para outras regiões pretendemos também acompanhá-los e darmos todo o apoio necessário na distribuição”, concluiu Alexandre.| VTN
Fonte: Portal Fator Brasil

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Verão altera logística da Seven Boys

O verão é uma estação de bons negócios para a Seven Boys, empresa produtora de pães. Por isso, nesta época do ano, a empresa prepara uma logística diferenciada para atender a demanda no litoral gaúcho. Para se ter uma ideia, segundo informações da companhia, no período, a procura por produtos da marca cresce aproximadamente 30%.
Com isso, de acordo com Alexandre Pandolfi, coordenador de logística da companhia, a empresa precisa correr para atender os comerciantes do litoral gaúcho pois o número de estabelecimentos dobra entre dezembro e fevereiro.
“O fornecimento a lojistas cresce de 180 para 400 pontos de venda. Além disso, a frequência no abastecimento também aumenta. No inverno é a cada três dias; no verão é diário. Em termos de volume, há um crescimento de 400%”, explica.
“Em relação à frota, há um crescimento de 67% no número de caminhões utilizados. Outro fator importante é que os veículos, nas outras épocas do ano, trabalham com 30% de sua capacidade de transporte. No verão, este índice sobe para quase 100%”, esclarece.
Além disso, o executivo destaca também que “as vendas são sempre maiores na primeira quinzena de cada mês e aumentam em ocorrências de feriadão. No verão, caem se a previsão é de chuva”. E prossegue: “para atender picos de consumo, a empresa possui a alternativa de usar três turnos extras na fábrica da capital gaúcha durante a semana”.
Questionado sobre os desafios de atender uma demanda tão específica, Pandolfi afirma que no período “é preciso aumentar a agilidade na entrega dos produtos e a frequência da higienização dos caminhões”.
Este primeiro item, segundo o executivo, é um dos mais complicados, pois devido a alta demanda é preciso incrementar o número de fornecedores de matérias-primas, o que acarreta em um aumento no “tempo de espera para concluir o atendimento, como o descarregamento da carga”.
Quanto aos caminhões utilizados para as movimentações no litoral do Rio Grande do Sul, 80% dos veículos em operação são terceirizados. Em compensação, em Porto Alegre, a grande maioria é própria (70%). No Brasil, 20% dos veículos são próprios, o restante é operado por empresas especializadas
Fonte: Webtranspo

domingo, 30 de janeiro de 2011

Sistema de Gerenciamento de Logística reduz burocracia

E dinamiza mais de 2.200 pontos de atendimento do Grupo Brasanitas.

Implementado pelo Grupo Brasanitas, o Sistema de Gerenciamento de Logística (SGL) é considerado hoje o principal responsável pela simplificação de processos da empresa e redução da burocracia. “O uso desse software otimizou todos os processos de compras e logística (do braço operacional da empresa) para os mais de 2.200 pontos de atendimento”, ressalta Luiz Carlos Zurdo, gerente de TI da Brasanitas. “Se falarmos em volume de dinheiro administrado, pode-se dizer que o sistema controla mais de R$ 1,8 milhões por mês, complementa o executivo.
Atuante no mercado profissional de limpeza e conservação, manutenção e serviços integrados, o Grupo Brasanitas é composto por quatro unidades de negócios, Brasanitas Serviços Integrados, Brasanitas Hospitalar, Praxxis Controle de Pragas e Infralink Facilities Services. Com cerca de 3.500 pedidos registrados por mês de produtos de limpeza e demais categorias de compras, a empresa conquistou uma economia considerável em tempo, assertividade e ganho operacional.
“Trata-se de uma ideia simples que solucionou um problema de logística muito grande e envolveu diversos departamentos. Investir em tecnologia com soluções aderentes ao modelo de negócio é a melhor forma para garantir o sucesso na abrangência nacional que o Grupo Brasanitas vem consolidando nos últimos anos”, informa Raimundo Nelo Sobrinho, Diretor Adj. Administrativo da empresa.
Todos os pedidos são administrados pelo sistema SGL, processo que hoje é integrado e envolve os departamentos de compras e suprimentos, supply chain, fornecedores, entre outros, até chegar ao cliente. Descritas pelo Gerente de Facilitties, Waldomiro R. Ferreira Jr.
As principais vantagens e o cenário antes e depois da implementação do software nos negócios do Grupo Brasanitas estão apresentadas a seguir.: Antes: . Operação descentralizada e manual gerando demandas internas no back office que não agregam valor ao negócio |. Pedidos descentralizados por meio de ferramentas inadequadas |.Falta de integração com os fornecedores que ocasionava atraso nas entregas |.Extensa lista de produtos (1.200 produtos), sendo muitos com as mesmas características |.Regionalização que passou a comprometer o fornecedor |.Controles inconsistentes e falta de relatórios e históricos corporativos |.Falta de processo de avaliação e gestão junto aos fornecedores |.Atendimento comprometido pelo processo manual . Inexistência de fluxo sistêmico de aprovadores.
Hoje.: Mais qualidade na entrega, com regionalização adequada ao fornecedor e consequente ganho operacional e financeiro |. Redução do back office |. Redução da lista de produtos com concentração de volumes em que buscou-se ganho de escala. Implantação de processo de homologação dos fornecedores e de produtos, reduzindo para 600 produtos catalogados|.Controles e relatórios consistentes nos mais variados formatos, tais como: por entrega, por pedido, por valor, por data, por produto etc|. Centralização administrativa e operacional |. Relacionamento mais assertivo com fornecedores|. Ganho qualitativo no atendimento, informações mais consolidadas |. Troca de informações/arquivos organizada em tempo real entre os departamentos envolvidos |.Simplificação de processos |. Fluxo de aprovadores por meio do sistema com workflow. | www.brasanitas.com.br.
SGL (Sistema de Gerenciamento de Logística): O provimento de materiais necessários para realização das atividades das equipes da Brasanitas nos clientes necessita de um processo de logística eficiente e preciso para suportar e garantir que não exista falha na entrega desses materiais. Para isso, o Grupo investiu no desenvolvimento de um sistema "tailor made" que atenda todas as especificidades do negócio. Sistema esse desenvolvido seguindo as mais modernas ferramentas disponíveis no mercado, sob uma plataforma que garante agilidade, portabilidade, escalabilidade e possibilidades de utilização de novos dispositivos que venham a surgir no mercado.
Grupo Brasanitas: Composto por quatro unidades de negócios, Brasanitas Serviços Integrados, Brasanitas Hospitalar, Praxxis Controle de Pragas e Infralink Facilities Services, o Grupo Brasanitas atua em indústrias em geral, hospitais, shoppings centers, instituições de ensino, mineradoras, entre outros segmentos. Com mais de 18 mil colaboradores, a companhia está presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.. | www.brasanitas.com.br
Fonte: Portal Fator Brasil

Iveco vende lote de tector para ampliação da frota de semipesados da rodonaves

Modelos Tector estão sendo utilizados com implemento baú no transporte de cargas secas fracionadas no segmento de autopeças em geral. João Naves, presidente da Rodonaves, afirma que a decisão pela compra do Tector foi por acreditar na marca Iveco.
O Iveco Tector, o caminhão semipesado mais moderno do mercado, conquista mais um grande cliente. A RTE Rodonaves, uma das maiores transportadoras brasileiras de cargas e encomendas fracionadas, ampliou sua frota de caminhões semipesados com a aquisição de 13 Iveco Tector 240E25 6x2, de 250 cv. As unidades estão sendo utilizadas para o transporte de cargas secas fracionadas do segmento de autopeças em geral. Os novos Iveco Tector da Rodonaves rodam, em média, de 8.000 a 10.000 km mensais por todos os tipos de vias. No total, a RTE Rodonaves possui 35 veículos Iveco em sua frota própria.
“A nossa decisão pela compra do Tector foi por acreditar na marca Iveco”, afirma João Naves, presidente da RTE Rodonaves, com sede localizada em Ribeirão Preto (SP). João Naves nasceu em Altinópolis, no interior paulista, e faz parte da classe de empresários de sucesso que têm origem humilde e venceu na vida com muito trabalho. Naves chegou em Ribeirão Preto aos 19 anos e depois de fazer entregas pessoalmente com um bicicleta de carga, iniciou as atividades da RTE Rodonaves, que hoje é uma das maiores transportadoras do País. Em 5 de novembro de 2010, a Rodonaves completou 30 anos de uma história de grande empreendedorismo.
Em 2009, a transportadora registrou um crescimento de 5% e de 34% em 2010. “Nossas perspectivas no planejamento de curto e médio prazo são de ampliar a nossa área de atuação e conquistar novos negócios”, completa o presidente da empresa.
Atualmente, a Rodonaves atua em mais de 2 mil cidades. São mais de 4 mil colaboradores diretos e indiretos distribuídos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A Rodonaves possui mais de 150 unidades de negócios e mais de 42 mil clientes.
Em 2010, a Iveco vendeu 2.160 unidades do modelo Tector. “Comprovamos mais uma vez a excelência do Tector, um produto lançado em 2008 e que vem crescendo nas vendas. Saber que uma empresa com o renome da RTE Rodonaves escolheu o Tector para renovar sua frota de semipesados, é mais um exemplo do quanto este produto é robusto, confortável, de baixo consumo de combustível e de excelente produtividade”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco do Brasil.
As 13 unidades do Iveco Tector 240E25 6x2 adquiridas pela RTE Rodonaves estão implementadas com baú para o transporte adequado de cargas fracionadas. Do lote total, a transportadora escolheu 12 modelos com cabine curta e um equipado com cabine leito e kit conforto 1 (que contempla vidros elétricos, trava elétrica e CD Player com MP3). Todas as unidades foram aquiridas com a medida 5.670 mm de distância de entre-eixos.
Iveco Tector: o caminhão semipesado mais moderno e eficiente do mercado - A linha Iveco Tector é uma das mais completas gamas do segmento de semipesados. São oferecidos os modelos 170E25, 170E25T, 240E25, Iveco Tector Stradale 240E25 S e 260E25 e as trações 4x2, 6x2 e 6x4 (esta um desenvolvimento exclusivo para o Brasil). O Iveco Tector tem ao todo 14 versões, incluindo opções de cabines curta ou leito, de plataforma ou cavalo-mecânico e quatro distâncias de entre-eixos (3.690, 4.815, 5.175 e 5.670 mm).
O motor Iveco-FPT de 250 cv, que gera um torque de 950 NM a 1.400 rpm, reúne economia e desempenho. O Iveco Tector possui a cabine mais confortável da categoria. A versão Iveco Tector Stradale traz o conforto da cabine leito, a maior plataforma de carga da categoria e ainda o exclusivo câmbio ZF de nove marchas com eixo traseiro de redução simples, características que fazem do modelo um caminhão estradeiro perfeito.
O Iveco Tector está vocacionado para aplicação urbana, rodoviária ou intermunicipal, com ampla gama de utilizações, capaz de atender às demandas de todos os profissionais da estrada.
O Iveco Tector atua na categoria dos semipesados na faixa entre 16 e 31 toneladas de PBT, que representa cerca de um terço das vendas de caminhões no País. O segmento cresceu em 2010 exatos 57,2% no mercado total em relação a 2009, nas vendas no atacado. Foi a segunda categoria que mais cresceu no ano passado. A Iveco fechou 2010 com 3.420 unidades nesse segmento, que ainda inclui o Iveco Eurocargo, 84,4% a mais do que em 2009, o que representa 6,1% de participação, o dobro dos 3,2% que detinha em 2008.
Perfil- Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.
A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço. | www.iveco.com.br | www.blogiveco.com.br.
Fonte: Portal Fator Brasil