quinta-feira, 14 de abril de 2011

Locar compra maior plataforma aérea do mundo durante a Conexpo em Las Vegas

A Locar Guindastes e Transportes Especiais acaba de comprar a maior plataforma aérea auto-propelida do mundo. A aquisição foi formalizada durante a Conexpo 2011, realizada em Las Vegas, no mês passado. O fabricante, JLG, lançou a plataforma oficialmente durante a feira e o grande diferencial do novo equipamento, segundo Yuri Caldeira, diretor da Locar, é a largura, mais estreita que o modelo anterior, o que permite ser transportada em carretas, sem necessidade de transportes especiais. Além da altura de trabalho de 47 metros. A nova plataforma aérea será usada em obras de refinarias. O investimento é da ordem de R$ 700 mil. Até o fim do ano, a Locar deverá investir 50 milhões em novos equipamentos.
FONTE: Divulgação

Itaqui: novo terminal atrai empresários

Executivos do Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) se reuniram, em São Paulo, com empresários interessados em exportar usando o terminal de Itaqui. O setor do agronegócio mostrou interesse no projeto do Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão), que deve aumentar a capacidade de movimentação do local.
Ellen Brissac, gerente de Arrendamentos da unidade, mostrou-se otimistas com as conversas que teve na Intermodal, feira de logística. "Obtivemos muitas informações também com fabricantes de equipamentos. Esses dados serão bastante úteis na formulação do orçamento da estrutura do Tegram", explicou.
O novo terminal deve estar pronto em 2013 e poderá movimentar 10 milhões de toneladas anuais e de armazenar 500 mil toneladas.
Nesta edição da feira seis parceiros que atuam no porto estiveram presentes, NSSX, COPI, Brazil Marítima, Pedreiras Transportes e Granel Química.
FONTE: Webtranspo

terça-feira, 12 de abril de 2011

Aliança reestrutura serviço de cabotagem e planeja crescer 20% este ano

Em razão do crescimento expressivo no volume de cargas, bem como o aumento dos fluxos logísticos nacionais e do Mercosul, a Aliança Navegação e Logística reestruturou o serviço de cabotagem para atender à demanda nacional.
"Nosso principal objetivo com essas mudanças é continuar oferecendo confiabilidade nos nossos serviços de cabotagem no Brasil e Mercosul. Essas alterações trarão mais agilidade e abrangência ao atendimento em toda cadeia logística", explica Gustavo Costa, gerente de cabotagem da Aliança.
As alterações, iniciadas no final de 2010 e já finalizadas, redimensionaram os dois anéis de serviços da cabotagem. O Anel 1, que cobria de Buenos Aires a Manaus, passa agora a escalar os portos de Santos, Navegantes, Itaguaí, Suape e Manaus.
De acordo com Costa, com esta nova rotação, a redução estimada no tempo de trânsito de Manaus para Santos será de 2 dias, passando de 11 para 9.
Já o Anel 2 está operando com os portos de Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande, Paranaguá, Santos, Itaguaí, Salvador, Suape e Pecém, atendendo, assim, todo o Mercosul. "Este anel atende, principalmente, as cargas do Sul e Sudeste para o Nordeste que antes eram limitadas pela profundidade dos portos de Santa Catarina", explica.
Para atender à região do Espírito Santo, a empresa desenvolveu o Anel 3, que faz a escala dos portos de Santos, Itaguaí e Vitória.
Outra novidade da Aliança será a operação no Porto Itapoá, SC, prevista para meados de 2011. As operações no Sul, hoje realizadas pelos portos de Navegantes e Paranaguá, serão substituídas por Itapoá. "Ganharemos mais operacionalidade, uma vez que o Porto Itapoá possui maior profundidade, possibilitando uma melhor utilização da capacidade dos navios", afirma o gerente.
De acordo com Costa, o grande desafio da Aliança em 2011 será o desenvolvimento de novos provedores para a atividade multimodal. "Hoje, 60% da movimentação da cabotagem é feita porta a porta. Com isso, a nossa contratação nas pontas é um item fundamental para o sucesso da cabotagem e confiabilidade do serviço", ressalta.
Após encerrar 2010 com um faturamento de R$ 2,2 bilhões e 663 mil TEUs movimentados, a Aliança projeta um crescimento de 10% em 2011. "A atividade econômica nacional está puxando um fluxo maior de carga do Mercosul, principalmente, com a retomada da atividade das montadoras na Argentina", finaliza.
FONTE: Logweb - SP

Frota brasileira de veículos cresce 8,4%

Em 2010, circularam por ruas e estradas brasileiras 32,5 milhões de veículos, quantidade 8,4% superior à registrada em 2009. Incluem-se automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A idade média passou de 8 anos e 10 meses para 8 anos e 8 meses.
A renovação parece lenta, comparada à entrada de novos veículos no mercado, mas é necessário considerar o grande o número de veículos antigos em circulação. Exatamente 67% da frota tem de 4 a 20 anos. Com mais de 20 anos, há 1,3 milhão de unidades, ou 4%. Existem no Brasil atualmente 5,9 habitantes por veículo. Eram 8,4 em 2000.
Essas e outras informações são resultados do levantamento da frota circulante brasileira feito anualmente pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). O estudo existe há mais de 20 anos e baseia-se na venda de veículos ao mercado interno desde 1957. São feitos cálculos precisos por modelo, considerando-se um índice médio de mortalidade de 1,5% ao ano para a linha leve: 1% por perda total em acidentes e 0,5% por roubo sem recuperação. Na linha pesada esse índice é de 1% ao ano, já que praticamente não existe roubo de caminhões e ônibus sem recuperação.
Motos - A partir de 2000, passou a ser feito também o levantamento da frota de motocicletas, que cresce na casa de dois dígitos há mais de 10 anos. Na última década, registrou-se o extraordinário crescimento de 325%. De 2009 para 2010 essa frota aumentou 12%, chegando a 10,6 milhões de unidades, das quais 62% com até 5 anos de idade.
O levantamento do Sindipeças conclui que, com estimativa de crescimento médio de 7,4% ao ano a partir de 2011, a frota circulante de veículos será superior a 46,5 milhões de unidades em 2015. A de motos será superior a 15,5 milhões, com crescimento anual estimado de 10%.
FONTE: Divulgação