quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Logística: Nordeste atrairá condomínio

A alta demanda e a baixa oferta farão com que as regiões Norte e Nordeste atraiam grandes empreendimentos de condomínios logísticos”. Esta é a afirmação de Jeremy Smith, gerente da Hines, empresa norte-americana responsável pelo Distribution Park Manaus.
Segundo ele, a Copa do Mundo de 2014 é um fator que contribuirá, e muito, para o desenvolvimento logístico destas regiões. “Com a decisão de realizar este evento no Brasil, o que se verificou no eixo Sul e Sudeste do País foi a valorização exorbitante do valor de terrenos. Assim, os projetos para a construção de condomínios logísticos, por exemplo, se tornam inviáveis. E isso, não acontece no Norte e Nordeste”, argumenta.
Se antecipando a isso, a empresa concluiu há menos de um ano um grande armazém para abrigar operações logísticas na capital do Amazonas. Com capacidade para receber 25 clientes em uma área de 106,6 mil metros quadrados a companhia já conta com 82% do espaço alugado.

De olho no mercado

Por falar em aluguel, esta é mais uma aposta da empresa para o futuro. De acordo com Smith, a tendência por terceirizar e profissionalizar serviços tende a crescer muito no Brasil. “A empresas adotam esta prática com o objetivo de garantir a melhor operação logística, os melhores custos e, por consequência, um melhor desempenho para o cliente final”, destaca.
O executivo explica que são inúmeras as vantagens competitivas em locar uma área para a operação logística. “O primeiro benefício é que o custo de compra de um espaço é muito maior se comparado com o aluguel de uma determinada área. Portanto, investindo menos em espaço o cliente poderá aplicar mais recursos em outras áreas”, pontua.
“A segunda vantagem é a eficiência operacional do local por conta do layout Condomínio logístico de Manausmilimetricamente adaptado para operações logísticas. O outro ganho é econômico, pois ao ratear os custos - de manutenção ou segurança do armazém, por exemplo - o cliente terá uma redução de até 30% se comparado com a administração própria de um armazém”, argumenta.

Critérios de um empreendimento

Embora não crie um projeto focado em atender um cliente específico, a companhia atua de uma forma, digamos, futurista. “Nossa meta é se antecipar ao mercado. Analisamos potenciais clientes para verificar as necessidades e regiões em que eles gostariam de atuar. Após esta etapa, fazemos pesquisas de mercado, buscamos possibilidade de negócios e áreas em que um projeto do porte de um condomínio logístico pode ser implantado”, explica.
Questionado sobre como fazer tantas análises sem ter um cliente definido para ocupar o espaço, Smith aponta que boa parte dos clientes da empresa são prestadores de serviços logísticos, isso, segundo ele, dá um parâmetro para projetar novos negócios.
O Grupo atua no mercado brasileiro há 12 anos. Desde sua chegada ao País, a corporação já investiu R$ 2,17 bilhões. Apenas a unidade de negócios Distribution Park, foi responsável por R$ 1,27 bilhão em aplicações.
Neste período, a empresa desenvolveu empreendimentos em Araucária (PR), Cajamar (SP), na via Dutra (rodovia que liga São Paulo e o Rio de Janeiro), Embu (SP), Guarulhos (SP), Louveira (SP), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ), totalizando oito condomínios logísticos e uma área total de 982 mil metros quadrados
Fonte: Webtranspo

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tietê Veículos registra crescimento nas vendas de caminhões

A concessionária Tietê Veículos, umas das primeiras do ranking de participação da MAN – Latin America, fechou 2010 com vendas de caminhões acima do crescimento registrado pela indústria. “Foi um ano favorável para as vendas de caminhões no Brasil com o mercado aquecido e oferta de linha de financiamento ao consumidor” afirma o diretor de vendas da empresa, Valdir Moreno Romero.
Para 2011, a empresa deve ampliar a sua atuação nas vendas de ônibus. Segundo o diretor da Tietê Veículos, para que as vendas de caminhões permaneçam no mesmo patamar deste ano, será necessário manter as linhas de financiamentos nos moldes atuais.
A Tietê Veículos possui quatro unidades (zona oeste da cidade de São Paulo, Via Anchieta, Guarulhos e Campinas) com ampla estrutura para atendimento em pós-venda com mais de 100 boxes e uma equipe de 125 profissionais especializados, cabine para pintura, 20 mil itens em estoque de peças, além de acomodações para os motoristas que precisam passar à noite à espera do reparo no veículo.
A empresa tem o programa de fidelização que oferece aos seus clientes crédito pré-aprovado no valor de até R$ 5 mil para garantir pronto atendimento em qualquer unidade da Rede de Concessionárias MAN conveniadas no País.
Perfil – A Tietê Veículos, empresa que pertence ao Grupo Comolatti, figura na lista dos maiores revendedores MAN Latin America, foi qualificada pela montadora instalada em Resende (RJ) como concessionária Premium no “Dealer Premium Programa”, ação de desenvolvimento da rede autorizada que analisa uma planilha de 50 critérios envolvendo as áreas de vendas, peças e acessórios, assistência técnica, finanças, treinamento e instalações.
A avaliação da montadora é realizada a cada semestre nas 145 concessionárias da marca que, de acordo com o resultado obtido, são classificadas nas posições bronze, prata, ouro e Premium. Selecionada pela Revista Exame entre as 1.000 Melhores e Maiores do Varejo do Brasil.
Criada em 1992, a Tietê Veículos, desde 1997, tem se destacado como uma das concessionárias que mais vendem caminhões e ônibus Volkswagen, além de oferecer completa estrutura para serviços de pós-vendas.
Fonte: Portal Fator Brasil

domingo, 23 de janeiro de 2011

Total Express oferece prêmio de R$ 1 mil para atrair mão de obra qualificada

Ainda com dez vagas disponíveis, empresa de logística encontra dificuldade para contratar motoristas; salário é de R$ 1,4 mil, mais variável de até R$ 600.
Com um processo seletivo iniciado há um mês, a Total Express [www.totalexpresss.com.br], líder nacional em logística de pequenas e médias encomendas, ainda dispõe de dez vagas para motoristas, para trabalhar nos trechos entre São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A companhia atribui a dificuldade em contratar profissionais para essas vagas à escassez de mão de obra qualificada, observada em todas as áreas de negócios, inclusive no setor de logística. “Buscamos motoristas habilitados na categoria E, para dirigir caminhões grandes”, afirma Cristina Nascimento, gerente de Recursos Humanos da Total Express.
Para driblar a escassez de mão de obra e atrair motoristas com o perfil necessário para dirigir os caminhões recém-adquiridos pela companhia, a Total Express decidiu oferecer uma premiação de R$ 1 mil para os selecionados e contratados. O salário oferecido aos candidatos é de R$ 1,4 mil mensais, mais variável de até R$ 600.
Os interessados nas vagas devem ligar para o telefone (11) 2168-3200 ou escrever para o e-mail trabalheconosco@totalexpress.com.br.
Perfil- A Total Express foi fundada em 23 de novembro de 1993 e tornou-se em poucos anos uma referência na prestação de serviços de fulfillment e entrega expressa de encomendas. Com know-how e infraestrutura logística para realizar gestão de estoques, processamento de pedidos, picking e packing e expedição, a empresa acompanha permanentemente a evolução dos vários mercados em que atua e oferece soluções completas em manuseio e distribuição de pequenas e médias encomendas. Mensalmente, distribui cerca de 700 mil itens em todo o território na cional.
Os principais clientes da Total Express são empresas do comércio eletrônico, entre elas, Walmart, Saraiva, Netshoes, Americanas, Sack´s, Submarino e Comprafacil. Possui ainda no portfólio companhias dos setores farmacêutico, promoções e eventos, além de agências de propaganda e marketing direto, esportivo e editorial.
Fonte: Portal Fator Brasil