sábado, 20 de março de 2010

Maior site de vendas do mundo começa a operar no Brasil

Maior site de comércio eletrônico do mundo, o chinês Alibaba instalou-se no Brasil para ajudar pequenas e médias empresas a se tornarem grandes exportadores. O anúncio foi feito ontem pelo diretor sênior do grupo, Timothy Leung.
O site, que movimentou globalmente US$ 161,9 milhões no quarto trimestre de 2009, estreia no país com 150 mil empresas cadastradas. O Alibaba não é um site para consumidores. Ele funciona como uma grande comunidade de compradores e vendedores, um negócio conhecido como B2B (business to business). Ao todo, são 47,7 milhões de cadastrados em 240 países.
Para participar, as empresas têm de pagar uma taxa anual de US$ 3.000. No Brasil, ela é de R$ 8.000.
Por esse valor, as empresas passam a ter direito a um serviço de tradução e suporte na hora de negociar seus produtos. Esses serviços são prestados pela Luda Trade, parceira do Alibaba no país.
"Queremos ser uma ferramenta de desenvolvimento para as pequenas e médias empresas do Brasil", afirmou Leung.
Atualmente, existem 5 milhões de empresas de pequeno e médio porte no país, mas o Alibaba trabalha com um universo de dez milhões, considerando aquelas que operam na informalidade.
Embora tenham movimentado R$ 141 bilhões em 2009, as transações virtuais entre empresas brasileiras estão longe de seu potencial, segundo Leung. Para estimulá-las, o Alibaba pretende abrir dez escritórios no Brasil no próximo ano. O objetivo é obter um crescimento de 30% na adesão de novas companhias.
FONTE: Folha de São Paulo

Braspress inaugura terminal em Curitiba, no Paraná

Com investimentos da ordem de R$ 20 milhões, a Braspress inaugura seu mais novo terminal no bairro de Cidade Industrial, em Curitiba. O local tem 33 mil metros quadrados de área total e 11.900 metros quadrados de área construída.
O intuito de melhorar suas operações no País fez a Braspress equipar o terminal com 76 docas para carregamento/descarregamento simultâneos, além de uma Central de Monitoramento e Gerenciamento de Riscos, alojamento para motoristas e sala de treinamento.
Ao inaugurar a unidade, Urubatan Helou, presidente da empresa, declarou: “nascemos operando em Curitiba e de lá para cá foram muitas alegrias, com pessoas comprometidas com o nosso negócio”, disse.
Na opinião do executivo, o terminal proporcionará reflexos muito positivos para os negócios da empresa em todo o território nacional.
Fonte:webtranspo

terça-feira, 16 de março de 2010

Scania vai elevar produção para atender demanda forte no Brasil

A fabricante de caminhões Scania informou nesta terça-feira que vai elevar produção e que seus empregados vão retomar o trabalho em tempo integral para atender a recuperação forte da demanda na América Latina, em especial no Brasil, após o maior declínio do mercado em décadas.
A Scania, controlada pela alemã Volkswagen, afirmou em comunicado que os trabalhadores em muitas de suas fábricas retornarão para um esquema de trabalho de cinco dias por semana em abril, depois de trabalharem em turnos de quatro dias semanais durante a crise.
"Há uma necessidade de elevar a produção principalmente porque a demanda segue muito alta no Brasil, mas certa recuperação ainda está acontecendo na Europa", afirmou a companhia sueca.
"Ao utilizar nossa estrutura de produção global, estamos impulsionando nosso nível de manufatura na Europa para podermos abastecer as unidades produtoras da América do Sul com componentes."

Brasil

Nos últimos meses, a demanda em países emergentes como o Brasil, um dos maiores mercados da Scania, cresceu de forma muito mais robusta enquanto a atividade na Europa ficou para trás.
"Em partes, podemos dizer que isso era esperado, já que algumas fábricas europeias estão voltando a adotar o turno de cinco dias por semana para atender a forte demanda na América Latina que temos visto há alguns trimestres, especialmente no Brasil", disse o analista Hampus Engelleau, da Handelsbanken.
"Mas ao mesmo tempo podemos dizer que a produção não foi retomada para atender a demanda na Europa, onde os níveis permanecem baixos."
FONTE: Reuters

Diretor do Setcepar nega falta de caminhões para o escoamento da safra 2010

A preocupação para com o escoamento da safra e a falta de caminhões para o transporte dos grãos é irreal. Esta frase é do Diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga no Paraná (Setcepar), Laudio Luiz Soder, que explica que podem ocorrer faltas localizadas de caminhões em determinados momentos, o que faz elevar o valor do frete. Mas isto não quer dizer que não haverá transporte para escoar a safra 2010. "As transportadoras estão preparadas para este fim, Além disso, os caminhões se deslocam de uma região para outra a fim de atender a demanda por transporte. Inclusive, neste momento, a safra na região Oeste do Paraná já está 80% colhida. Começa agora apenas a colheita nas regiões de Guarapuava e Ponta Grossa", comenta.
Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que deverão ser colhidas 13,4 milhões de toneladas de soja no Paraná, volume 41% maior que no ano passado, quando foram colhidas 9,5 milhões de toneladas no Estado. Soder explica que o maior desafio para os transportadores continua a ser o Porto de Paranaguá, onde se concentra o destino das cargas e ocorre a demora na descarga, provocando perdas para os transportadores, tanto autônomos como empresas. "Por isso, é preciso ter um cuidado redobrado nas estradas da região, que costumam ficar congestionadas. Os motoristas precisam estar atentos, pois o movimento de veículos pesados nas estradas vai aumentar para que se consiga transportar toda a produção", conclui.
FONTE: Divulgação

domingo, 14 de março de 2010

Deutsche Messe exporta maior feira de logística do mundo ao Brasil

Companhia se surpreendeu com retomada da economia brasileira após crise financeira mundial, ocorrida em 2009
Amparada na boa perspectiva econômica do Brasil nesta retomada pós-crise, a Deutsche Messe está trazendo para o País a CeMAT que, segundo a empresa, é referência internacional nos segmentos de movimentação de materiais, logística e intralogística.
Em território latino-americano, o evento será conhecido como CeMAT South América. E, de acordo com Andreas Gruchow, presidente da Deutsche Messe AG, o Brasil foi escolhido para sediar o evento por questões estratégicas. “Estamos ‘tropicalizando’ dois eventos de Hannover (Alemanha) e a economia brasileira justifica isso, nos admiramos com a capacidade do País em superar a crise”, comentou o executivo.
Além da rápida retomada econômica e de poucos efeitos negativos em relação ao cenário negativo da economia mundial no último ano, Gruchow apontou outros pontos que favoreceram a realização da CeMAT no Brasil. Entre eles, está a perspectiva de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em aproximadamente 5%.
No mais, o presidente da Deutsche Messe ressaltou: “o Brasil tem boa expectativa de crescimento nos setores de TI e Logística, principalmente neste momento em que a economia se recupera”, diz. “Prevemos grande crescimento em razão de eventos relacionados à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016”.
A CeMAT South será realizada em São Paulo; a primeira edição ocorrerá de 4 a 7 de abril de 2011. Gruchow explicou que o evento será muito semelhante ao de Hannover, principalmente para que haja dinamicidade em relação às informações que são apresentadas nos estandes e a demonstração prática de um determinado equipamento.
Nesse sentido, o Centro de Exposições Imigrantes foi escolhido para viabilizar o evento. O local apresenta uma área interna com 14 mil metros quadrados e externa de 6.800 metros quadrados, que agrega pista asfaltada e arquibancada.
Com isso, os expositores terão a possibilidade de oferecer “test-drive” aos visitantes. O programa do CeMAT brasileiro integra: manuseio mecânico, tecnologia de armazenagem e de equipamentos de oficina, embalagens e equipamentos de coleta, sistemas de manuseio, tecnologia de armazenagem, logística e carga e softwares de manuseio e logística, entre outros.
Na lista de expositores esperados para o evento estão: empresas de agricultura, construção, finanças e seguradoras, venda, manutenção e conserto de veículos motorizados, serviços técnicos e científicos, transporte e armazenagem.
Conforme relatou Gruchow, o público alvo da feira é formado por profissionais das áreas da indústria aeroespacial, aeroportos, indústria automobilística, logística e distribuição, telecomunicações, portos e marinas, rede de atacado e varejo, transporte e armazenagem, indústria têxtil e de máquinas.
A empresa ainda não tem perspectivas sobre o número de expositores e visitantes. Porém, o executivo ressaltou: “esperamos que seja o maior evento do setor na América Latina”. E completou: “o segmento de logística e movimentação de carga estão em todas as áreas da economia”.
Segundo ele, o objetivo é, principalmente, unir as empresas do ramo para promover um intercâmbio com instituições alemãs. Assim, companhias nacionais poderão participar da feira na Alemanha, bem como as alemãs certamente se interessarão pela exposição no Brasil. Atualmente, a Deutsche realiza edições do evento na Rússia, China, Turquia e Índia. A exposição tem periodicidade de três anos.
Na opinião de Carlos Buch Pastoriza, diretor da Abimac (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), que apoiará o CeMAT, “o evento é de grande importância porque tornará mais fácil a internacionalização dos associados e, principalmente, da pequena e média empresa”, considerou.
Fonte: webtranspo