sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Empresa de logística referência no mercado prioriza as questões de segurança

Abrange Logística reduz em 70% os acidentes com lesão, a meta é chegar a zero em 2011.
A segurança deve fazer parte intrínseca das grandes empresas. É ela que garante a qualidade dos serviços e a tranquilidade dos profissionais enquanto realizam as funções que desempenham diariamente. Uma empresa exemplo neste quesito é a Abrange Logística, que hoje atua em 14 estados brasileiros. O diretor da empresa, Percival Margato Júnior afirma que são realizadas ações estratégicas e eficientes para garantir a segurança dos trabalhadores dentro da Abrange. “ São ações que orientam, educam e sistematicamente buscam a proteção do trabalhador no local de trabalho, cujo objetivo básico envolve a prevenção de riscos e de acidentes nas atividades, visando a defesa da integridade do ser humano”, explica.
Paulo Albigesi, gestor da área de segurança do trabalho da Abrange, afirma que não há nada mais gratificante do que saber que toda a equipe da empresa pode contar com processos seguros durante a execução dos trabalhos. “No final do dia, ter a certeza de poder voltar seguro para a família é um dos melhores sentimentos”, explica.
O objetivo da empresa é atingir a meta “zero acidente”. De acordo com Albigesi, muito tem sido feito para que este número seja alcançado. “A equipe de Segurança do Trabalho se esforça constantemente e com isso, já em 2010, atingimos resultados fantásticos”, destaca. Ele conta que as estatísticas de acidente diminuíram consideravelmente: “conseguimos reduzir em 70% os acidentes com lesão e em 90% os dias perdidos referentes aos acidentes com afastamento.
Percival Margato Júnior comemora esta vitória. “Nossa intenção é atingir a perfeição, por isso realizamos treinamentos de capacitação periódicos aos nossos profissionais, pois um profissional preparado aumenta as chances de executar as tarefas com mais cuidado e precisão, isso afasta os riscos de acidentes”, esclarece.
O gestor da área de segurança destaca a importância de diversas ações de prevenção dentro da Abrange, entre elas estão: os treinamentos de segurança, o Diálogo Diário de Segurança (DDS), que são vídeos preparados pelo porta voz da empresa para os profissionais e a SISPAT (Semana Interna de Saúde e Prevenção dos Acidentes de Trabalho). Para ele, o principal objetivo deste evento, que acontece com frequência na empresa, é reforçar o compromisso com a melhoria e manutenção da qualidade de vida de todos. “Esta prevenção deve ter início em casa e posteriormente estendida ao ambiente de trabalho”, explica.
Perfil-A Abrange Logística atua no mercado desde 1986, e é uma empresa especializada em oferecer soluções de logística integrada a seus clientes. A Abrange Logística planeja, implementa e controla operações logísticas visando otimizar, agregar valor e acrescentar benefícios para os produtos e/ou serviços de seus clientes. Opera desde a coleta de matéria-prima, abastecimento da linha de produção, expedição do produto acabado, até a entrega ao consumidor final. Utiliza-se de uma completa e diversificada estrutura de recursos, envolvendo tecnologia da informação, metodologias e práticas de trabalho, equipamentos e profissionais devidamente treinados e capacitados. Nas operações que realiza, destaca-se por adaptar-se ao ambiente interno do cliente, assegurando maior eficiência, eficácia, flexibilidade, redução de custos e sinergia dos processos, agindo como Integrador Logístico. Atua em território nacional, atendendo clientes de representatividade nacional e internacional. Devido ao desempenho responsável, empreendedor e transparente na condução dos negócios, a Abrange Logística tem sido reconhecida como referência no segmento da Logística, recebendo prêmios em destaque na categoria. Ética, empreendedorismo, espírito de equipe, transparência e responsabilidade social, têm sido valores marcantes nesta grande empresa. [www.abrange.com.br] e pelo blog [www.abrange.blog.br ].
Fonte: Fator Brasil

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Setor pede atualização de investimentos

Embora concentre cerca de 60% do PIB brasileiro, o transporte rodoviário de cargas é o modal que possui a maior defasagem no custo do frete.
Este cenário vem sendo conferido desde antes da crise econômica em 2009 e, apesar de um crescimento em 2010, as empresas não conseguiram até agora conferir um valor justo para a cobrança, que ainda continua defasada em quase 15%.
Além disso, fatores como o estado de conservação das rodovias, o sucateamento da frota nacional, o alto índice de acidentes, a elevada emissão de poluentes, a média salarial do segmento e a falta de mão de obra qualificada, são pontos que preocupam as transportadoras.
Desejando equilibrar receitas e despesas, as empresas do setor não podem abrir mão do ressarcimento de custos significativos cobertos pelos demais componentes tarifários como o frete-valor, o GRIS, a cubagem e as generalidades.
Ao passo que a economia vem se reerguendo, a necessidade de profissionalização e qualificação da mão de obra é outro ponto que necessita providências imediatas para atingir os objetivos de crescimento.
As tecnologias implantadas estão proporcionando novas diretrizes ao setor, conduzindo o transporte rodoviário ao desenvolvimento. Contudo, o motorista ainda é o principal parceiro de todo o sistema produtivo.
O setor enfrenta anualmente o desafio de abastecer o quadro funcional das empresas com cerca de 120 mil profissionais preparados. Porém, faltam pessoas interessadas e qualificadas para tal trabalho.
Há anos, a profissão de motorista era valorizada. Hoje, poucos jovens se sentem atraídos por este mercado.
Por todo o Brasil, existem as unidades do SEST SENAT, locais para formação destes novos motoristas. Mas faltam incentivos que mostrem, apesar das dificuldades, a importância do transporte para o crescimento de todos.
Cabe ao segmento, aliado ao governo, transformar esta atual imagem do profissional e atrair possibilidades para evitar o colapso.
Assim, a Fetracan (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Nordeste) e a ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga) alerta para que os investimentos sejam feitos, visando o sucesso das empresas e o crescimento do País. A urgente necessidade de atualização do setor frente à economia irá possibilitar que os obstáculos sejam enfrentados com êxito.
FONTE: Fetracan / ABTC

Gollog Completa 10 anos com Mais de 400 Mil Toneladas Transportadas

A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, foi uma das primeiras companhias no mundo a operar sob uma plataforma de baixo custo, disponibilizando um serviço de transporte de carga aérea. Há dez anos, sua unidade de logística, a Gollog, emitiu o seu primeiro AWB (Conhecimento Aéreo) e deu início a uma história de sucesso.
Hoje, com quase 100 unidades e uma cobertura de mais de dois mil municípios brasileiros, o braço de cargas da empresa já figura entre os maiores operadores logísticos do País. Apoiada pelos conceitos rapidez, pontualidade e segurança, a Gollog conta com uma plataforma integrada com a maior malha aérea da América Latina, com cerca de 900 voos diários operados por 112 aeronaves, além de uma frota composta por 360 veículos.
Desde o início de suas operações, em 30 de janeiro de 2001, a Gollog já transportou mais de 400 mil toneladas de carga e emitiu mais de 5,5 milhões de AWB's. Sua representatividade no faturamento da GOL tem crescido significativamente. A receita de cargas apresentou um crescimento de 128% no terceiro trimestre de 2010, quando comparado ao mesmo período de 2009.
Há dois anos, a Gollog entrou também no mercado de encomendas expressas. Com um portfolio de serviços completo, o segmento já corresponde cerca 20% da receita gerada pela unidade de cargas. Os produtos - Gollog VOO CERTO, Gollog EXPRESS, Gollog DEZ HORAS e Gollog DOC - foram desenvolvidos para satisfazer a crescente demanda do mercado por entregas porta a porta, prazos definidos e serviços opcionais diferenciados. "Temos investido muito nos produtos e serviços expressos, principalmente, no que se refere à pontualidade e segurança. Contamos com sistema de acompanhamento do status da carga em tempo real.", destaca Carlos Figueiredo, Diretor de Cargas da GOL.
A Gollog dispõe ainda de serviços desenvolvidos para grupos específicos de clientes, com equipes dedicadas a desenvolver soluções para a administração de prazos e cuidados com a carga. "Tentamos de forma inteligente adequar nossa ampla malha com a programação de eventos, entrega de produtos perecíveis, manuseio de cargas frágeis, eletrônicos, entre outros tipos encomendas em diferentes ramos de negócios. Procuramos oferecer um serviço personalizado, o que tem nos diferenciado no mercado", afirma o diretor.
Em 2010, a Gollog inaugurou um novo terminal de cargas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. As novas instalações são parte da estratégia da GOL de aumentar ainda mais a competitividade da sua unidade de negócios de cargas, além de oferecer custo baixo e tarifas competitivas.
"Nosso objetivo para 2011 é chegar a 144 unidades e atender até três mil cidades. Estamos em busca de parceiros empreendedores com conhecimento logístico que se identifiquem com a natureza de nossa operação para a abertura de novas franquias em localidades que tenham o perfil de nosso negócio", explica Figueiredo.
Segundo o diretor, a lista de interessados é extensa, já que o setor de cargas tem demonstrado perspectivas de crescimento. "Estamos crescendo acima do mercado e temos algumas alavancas para isso. Daqui para frente, vamos aprimorar ainda mais nossos produtos e serviços e ampliar a nossa capilaridade, com a abertura de novas franquias.
FONTE: Segs

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Manserv Logística tem crescimento de 30% em 2010

Empresa comemora crescimento em relação a 2009 com fechamento de bons contratos.
A Manserv Logística, empresa brasileira com dez anos no mercado, apresenta resultados significativos em relação a 2009, o aumento foi nos segmentos de Óleo e Gás, Gráfico, Papel e Celulose, e também em Alimentos Prontos. A empresa fechou contratos com a Santher nas plantas de Bragança Paulista (SP) e Governador Valadares (MG).
Segundo o diretor-geral, Henrique Bravo, o diferencial para o contínuo crescimento está sendo o desenvolvimento de projetos específicos para todas as necessidades do cliente. “Apresentar soluções personalizadas tem proporcionado redução de custos, mais segurança e, principalmente, qualidade nas operações”, completa Henrique.
Bravo ainda ressalta outra característica relevante para o avanço, o modo especializado na manipulação, conservação e estocagem de produtos. Esses pontos somados ao conhecimento dos processos logísticos mais a fundo, unificação de processos, excelência em segurança e agilidade com treinamentos de qualidade para todos os níveis têm levado à empresa um patamar mais avançado no setor.
Esse aumento de 30% no ano passado, em comparação a 2009, faz com que a companhia seja ainda mais reconhecida no mercado pela sua atuação e por conta disso planeje o seu futuro voltado em outros segmentos, como o Petroquímico, Químico, Siderurgia e Automotivo.
Grupo Manserv -Fundada em 1985, a Manserv é um grupo nacional com 25 anos de atuação no mercado, especialista em oferecer soluções inovadoras em serviços que primem por qualidade, tecnologia e segurança. A holding é formada pela Manserv Manutenção, Manserv Facilities e Manserv Logística. A companhia possui escritórios em São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) e um Centro de Serviços em Camaçari (BA). Atua em 300 unidades de trabalho distribuídas por todo o Brasil e possui clientes dos mais variados segmentos, como Petrobras, Vale, Kraft Foods, Unilever, Johnson & Johnson, Votorantim e Avon.
Fonte: Portal Fator Brasil