sábado, 26 de março de 2011

Grupo Hübner anuncia a abertura de quatro novas fábricas

Empresa paranaense apresenta planos de expansão e divulga resultados positivos em 2010
O Grupo Hübner celebrou 30 anos de atividades nesta quarta-feira (dia 23) em Curitiba, e aproveitou a ocasião para anunciar a construção de quatro novas fábricas.
No evento também foram divulgados lançamentos da linha de implementos rodoviários comemorativa aos 30 anos, as novas logomarcas de todas as empresas do Grupo, além de outras iniciativas estratégicas, visando a expansão dos negócios no Brasil e exterior.
O Grupo já anunciou também que prepara diversos lançamentos da Auto Linea para a Feira Automec, que acontece entre os dias 12 a16 de abril, em São Paulo. No evento serão apresentados novos produtos da marca para o mercado de reposição e componentes para sistemas de freio.
Novas fábricas - As novas unidades serão construídas em um terreno de 1 milhão de metros quadrados, totalizando 60 mil metros quadrados de área construída, e serão voltadas para a produção de autopeças e implementos rodoviários.
Segundo o diretor corporativo do Grupo Hübner, Nelson Hübner Junior, a localização deste novo parque industrial ainda está sendo definida, entre estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "O local exato será revelado daqui a 60 dias, atendendo a um cronograma que prevê o início da construção no segundo semestre deste ano e inauguração no começo de 2013", revela o diretor.
"Este é o maior investimento nos 30 anos da história do Grupo, e que nos direciona para um novo patamar de crescimento e expansão dos negócios no Brasil e exterior", diz o executivo. As novas fábricas irão gerar aproximadamente 900 empregos diretos, somando-se aos 1.400 que atuam nas sete plantas industriais do Grupo hoje.
O novo complexo industrial, formado pelas quatro fábricas, abrigará unidades que atuarão com sinergia entre as operações, gerando redução de custos, porém atendendo diferentes segmentos.Entre elas, uma filial da Rodo Linea, marca de implementos rodoviários do Grupo, que possibilitará aumentar a capacidade de produção.
Para iniciar a atuação em um novo nicho de mercado, o de carretas de alumínio, o Grupo Hübner definiu uma parceria com a empresa italiana Menci, para a produção de implementos mais leves e que possibilitam o transporte de mais carga em cada conjunto.
"Também faz parte do projeto uma unidade voltada para a fabricação de conjuntos e subconjuntos metálicos para a indústria automotiva, e uma quarta fábrica, também em parceria com empresa estrangeira, que atenderá a um nicho especifico, este que também será revelado daqui a 60 dias", declara o diretor.
Resultados 2010 - O Grupo Hübner fechou o ano de 2010 com um faturamento 95% maior que no ano anterior, totalizando R$ 316 milhões, retomando um ritmo de crescimento afetado pela crise, que gerou redução de 39% no faturamento em 2009. Nos últimos cinco anos o grupo registrou um crescimento de 108%.
"A nossa expectativa de crescimento é de 20% ao ano, para os próximos cinco anos, baseado nas estruturas atuais e nos novos investimentos", declara.
China - Além dos investimentos no mercado nacional a empresa anuncia também que está montando uma estrutura técnica/comercial em Nanjing, na China. "O objetivo desta estrutura será o desenvolvimento de fornecedores e avaliar novas possibilidades de negócios no país", afirma o diretor.
Governança Corporativa - O Grupo Hübner vem passando por processos de mudanças na gestão, com a formatação de um conselho de administração para definir uma atuação baseada nas melhores práticas de governança corporativa.
"As mudanças na gestão fazem parte de um planejamento de médio e longo prazo, quando poderemos nos lançar ao mercado de capitais ou buscar alternativa que suporte novos investimentos para a expansão dos negócios", finaliza Junior.
FONTE: Divulgação

Transportadora pode abater 20% sobre o valor do ICMS em Minas Gerais

No pagamento da DAE (em substituição da GNRE) para o Estado de Minas Gerais (transporte iniciado em Minas Gerais), a Transportadora pode abater 20% calculado sobre o valor do ICMS como crédito presumido de ICMS.

O valor da DAE deverá vir com o abatimento dos 20%. Ex: ICMS à pagar R$ 120,00 - 20% = R$ 96,00 que será o valor da DAE

Lembrando que o cliente terá direito ao crédito integral do ICMS.

O valor do abatimento deve ser indicado no campo de observações da DAE:

Base de Cálculo: XXXX (1000,00)
ICMS: 12% ou 7% - XXXX (120,00)
Crédito Presumido: 20%
ICMS Líquido: XXXX (96,00)

***Só poderá ser aproveitado o crédito na DAE caso a empresa seja optante pelo crédito presumido.


FUNDAMENTAÇÃO:

Decreto 43.080/2002

Art. 75 - Fica assegurado crédito presumido:

XXIX - ao estabelecimento prestador de serviço de transporte rodoviário de cargas de valor equivalente a 20% (vinte por cento) do valor do imposto devido na prestação, observando-se o seguinte:

(...)

b) o prestador de serviço de transporte dispensado de inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS ou da escrituração fiscal apropriar-se-á do crédito previsto neste inciso no próprio documento de arrecadação.

Para maiores informações enviar e-mail para:

fiscal@paulicon.com.br; consultoria@paulicon.com.br

DDR - FISCAL: (11) 4173-5364
FONTE: Paulicon Consultoria Contábil

quarta-feira, 23 de março de 2011

Projeto de lei para profissão de motorista tramita há 23 anos

Há 23 anos, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei para a regulamentação da profissão de motorista. De autoria do deputado Vivaldo Barbosa (PDT-RJ), o PL 1.113, foi apresentado em 26 de outubro de 1988. Prevê, por exemplo, a jornada de trabalho limitada e o revezamento de motoristas em viagens de longa distância, e vem ao encontro de críticas e discussões acerca do transporte de cargas e passageiros, suscitadas desde o último dia 5 de março, quando um choque entre um ônibus e uma carreta, no meio da madrugada, matou 27 pessoas em Santa Catarina.
Parado na Mesa Diretora desde 6 de agosto de 2010, o projeto de lei do pedetista está longe de ser uma ideia isolada. Outro projeto pela regulamentação da profissão de motorista tramita no Senado, o PL 319/2009. A matéria foi recebida pela Comissão de Serviços de Infraestrutura no dia 11 de janeiro e, desde então, aguarda a indicação de um relator.
O senador Paulo Paim (PT-RS) promete retomar a discussão a partir de abril - graças a outro projeto, de sua autoria. Este, para a criação de um Estatuto do Motorista Profissional. A proposta foi apresentada em julho de 2008, e também tem como proposta regulamentar a atuação dos motoristas profissionais, empregados ou autônomos no mercado de trabalho, além de prever medidas de segurança para motoristas e passageiros.
A proposta recebeu 33 emendas naquele ano. "Os empresários e os trabalhadores são unânimes em afirmar que é preciso regulamentar essa questão. O Estatuto pretende tratar de direitos, mas também de deveres dos motoristas. A nossa arrancada será uma audiência pública, ainda em março, onde reuniremos diversos setores para discutir o alto número de acidentes no trânsito", afirma Paim.
"Essa situação não vai se resolver de uma hora para a outra, mas não podemos deixar um projeto tramitando 23 anos na Câmara", afirma Luis Antonio Festino, diretor de assuntos trabalhistas, saúde e segurança no trabalho da Nova Central Sindical de Trabalhadores. "O que defendemos é a regulamentação única da profissão. O setor empresarial, de cargas, quer regulamentar o seu setor. O de passageiros também. Com isso você chega a mais de 30 projetos de regulamentação da profissão na Câmara e nada é concluído", critica Luis Antonio Festino, diretor de assuntos trabalhistas, saúde e segurança no trabalho da Nova Central Sindical de Trabalhadores e coordenador do grupo de trabalho da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestre (CNTTT).
De acordo com Flávio Benatti, presidente da NTC&Logística, atualmente os empresários do setor propõem que a jornada de trabalho seja regulada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT) e não pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso porque a CLT inclui os motoristas profissionais e deixa de fora os motoristas autônomos, que representam 50% da força de trabalho da categoria e circulam pelas cidades e rodovias sem o amparo da lei.
"Nós entendemos que o tempo de direção tem que ser trabalhado pelo Código de Trânsito e que isso valha para todos os motoristas. Seja motorista de caminhão ou de ônibus, motorista particular ou motorista que venha de outros países para trabalhar no Brasil", explica Benatti.
Mas ele lembra que a jornada de trabalho excessiva não é a única causa de acidentes, citando as condições precárias das estradas brasileiras. "Não podemos jogar total responsabilidade em cima do motorista ou quem opera o transporte no Brasil. Embora o governo tente melhorar isso, através do PAC, é um processo ainda muito lento para nossas necessidades", afirma.
FONTE: Portal Terra

Saraiva Constrói Unidade

Nova área de produção logística terá 56 mil metros quadrados e está sendo integralmente construída segundo a norma ambiental ISO 14.000
A Saraiva Equipamentos, líder na indústria de movimentação e logística de cargas super-pesadas, anuncia na Intermodal 2011, que irá concluir ainda este ano a construção de sua nova unidade logística localizada a 20km do Complexo Industrial Portuário de Suape, no estado de Pernambuco.
Com uma área total de mais de 56 mil m2, a unidade terá 9.200 m2 de área construída sobre uma estrutura pré-moldada de concreto e estrutura metálica. Projetada segundo o conceito de "obra sustentável", a obra obedece integralmente os preceitos da norma ambiental ISO 14.000 e inclui a adoção de controles inteligentes em todos os setores Administrativo, Operacional, de Manutenção e de Estocagem..
Cada uma destas áreas de negócio está estrategicamente instalada em áreas livres e cobertas, centralizando todos os serviços que hoje são divididos entre a sede, em pernambuco, e demais filias no País.
Serão empregados na construção recursos 100% naturais para o reaproveitamento de água e energia naturais na realização de algumas atividades, tais como limpeza, acionamento da descarga, e iluminação pela claridade externa em determinadas áreas da empresa. Internamente serão adotadas políticas de separação de lixo, coleta seletiva, conscientização na impressão de documentos, reciclagem de papeis, arquivos eletrônicos, entre outras.
Programada para atender todo o Brasil, a unidade abrigará, ainda, uma frota de equipamentos e veículos especiais preparados para toda a gama de serviços de movimentação especial contratados por empresas de diversos segmentos.
Com uma carteira de clientes com mais de 4.000 nomes, a Saraiva já participou de projetos de grandes proporções, tais como Estaleiro Atlântico Sul, Petroquímica Suape, Porto do Recife e Duplicação da BR-101-Sul, na região Norte do país.
Com nova filial em São Paulo e um Escritório no Rio de Janeiro, a Saraiva possui metas bastante ambiciosas já para o primeiro semestre desse ano. "O nosso principal foco é garantir participação de mercado nas Regiões Sul e Sudeste, para onde estamos levando nosso portfólio de novos equipamentos e tecnologias, e toda a nossa expertise em prestação de serviços. A expansão seguirá junto com os projetos de Responsabilidade Social e Educacional que estamos promovendo em todo o grupo", declara Guilherme Saraiva, diretor comercial e operacional da Saraiva Equipamentos.
FONTE: Divulgação

segunda-feira, 21 de março de 2011

Empresários apoiam mapeamento

Empresários do setor de transportes e logística de movimentação de cargas se reúnem nesta quarta-feira (16) para acompanhar a evolução e fazer sugestões ao Plano Estadual de Logística e Carga, que vai buscar as reais necessidades de acesso aos principais portos, aeroportos e centros de distribuição de cargas do Rio de Janeiro.
Outra importante função do programa é avaliar as operações logísticas de estados concorrentes, como São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.
O evento será aberto com uma palestra do secretário de Transportes, Julio Lopes, que apresentará o cronograma da pesquisa e os impactos gerados no setor pelo programa.
- O desenvolvimento do estudo é vital para o fortalecimento do setor e para o aumento da sinergia entre as empresa. Para se ter idéia da importância financeira da indústria logística, só no ano de 2009, o ICMS da carga importada nacionalizada no Rio de Janeiro rendeu R$ 3,2 bilhões. Esta é uma receita absolutamente crescente. Quanto mais a plataforma se desenvolve, mais ela traz resultados positivos para a sociedade.
FONTE: R7 Notícias