quinta-feira, 31 de março de 2011

Desperdício com carga perdida à beira das rodovias preocupa

A safra brasileira está na estrada. Milhares de caminhões transportam os grãos para silos, cooperativas e portos. No caminho, uma preocupação: o desperdício. Parte da carga acaba perdida na beira das rodovias.
No Paraná, ao longo do caminho até os armazéns e portos, basta uma frestinha para deixar para trás parte da carga que acaba de sair do campo.
No Paraná é a soja, recém-colhida, que espalha pelas rodovias. Prejuízo para quem produz e para quem transporta também. O caminhoneiro César Alencar conta que o valor que falta é descontado do frete.
Só quem ganha com isso são os pombos, que encontram no asfalto, um banquete diário. E ainda sobra muita produção para ser retirada da estrada. Com vassouras e pás, a turma da limpeza faz uma colheita e tanto.
A colheita no asfalta é feita pelo menos duas vezes por semana e vai continuar nesse ritmo até o fim da safra. Nesse período, a turma da limpeza vai tirar da beira da estrada sacas e sacas de soja. Como ela vem misturada com muita sujeira, o destino de toda a produção é o lixo.
No Brasil não há dados concretos do quanto se joga fora a cada safra agrícola. Algumas estimativas do IBGE e Embrapa apontam perdas que da colheita até a armazenagem podem chegar a 10% da produção nacional. Só no campo, durante a colheita de soja, o desperdício no país, chega a duas sacas por hectare. "Com a orientação dos operadores e máquinas mais antigas, as perdas têm caído sensivelmente na região do corredor de produção da soja", disse Joaquim Girardi, agrônomo da Emater.
FONTE: G1

terça-feira, 29 de março de 2011

Receita da Triunfo Participações e Investimentos avança 21% e atinge R$ 545,9 milhões em 2010

Lucro base para distribuição de dividendos avança 1127,5%, para R$ 102,96 milhões em 2010. Ebitda da companhia cresce 18,9% e soma R$ 267,5 milhões em 2010.
A Triunfo Participações e Investimentos [BM&FBovespa: TPIS3] – uma das principais operadoras de infraestrutura do país, com atuação diversificada nos segmentos de concessão de rodovias, administração de portos e geração de energia – anuncia Ebitda de R$ 267,5 milhões no ano de 2010, com expansão de 18,9% em relação ao reportado no ano anterior. No último trimestre do ano (4T10), a companhia apresentou Ebitda de R$ 87,1 milhões, montante 30,3% superior ao registrado em período equivalente de 2009 (4T09).
Em 2010, o lucro base de dividendos da Triunfo – parâmetro para a distribuição de dividendos para acionistas – aumentou 1127,5% em relação a 2009, para cerca de R$ 103,0 milhões. Esse resultado permite que a companhia proponha o pagamento de cerca de R$ 7,4 milhões em dividendos, em complemento aos R$ 18,3 milhões já distribuídos ao longo de 2010 como dividendos intercalares.
No 4T10, o lucro líquido da Triunfo totalizou R$ 17,1 milhões, com crescimento significativo de 40,4% em relação ao 4T09. Esse aumento reflete um aumento de 30,6% da receita do segmento portuário, além de um montante de R$ 2,2 milhões de indenização de seguro pela Iceport – trading company e câmara frigorificada que retomou operações em fevereiro de 2011. Em 2010, o lucro líquido da companhia somou cerca de R$ 33,9 milhões, com redução de 25% em relação a 2009.
Com aumentos registrados nos principais indicadores operacionais da Triunfo – de 5,7% na tarifa média efetiva e de 9,2% no volume de tráfego; de 8,2% na movimentação de contêineres e de 45,0% nas outras receitas de operação portuária; além de receita proveniente da controlada Rio Verde com a entrada em operação da UHE Salto – a receita bruta da companhia apresentou crescimento de 38,2% no 4T10 em relação ao 4T09, para R$ 168,0 milhões. No ano, o aumento foi de 21,1% em relação a 2009, para R$ 594,0 milhões. A receita líquida da Triunfo totalizou cerca de R$ 154,1 milhões no 4T10 e R$ 545,9 milhões em 2010, com altas de 40,3% e 21,0% em relação ao 4T09 e a 2009, respectivamente.
No segmento rodoviário, no 4T10, houve crescimento de 9,2% no volume de tráfego de veículos equivalentes em relação ao 4T09, totalizando 18,88 milhões de veículos equivalentes. Os aumentos individuais nas concessionárias Concer, Concepa e Econorte, na mesma bae de comparação, foram de respectivamente 5,73%, 11,35% e 11,20%. O aumento de tráfego nas rodovias é reflexo da recuperação da economia brasileira e incremento da produção industrial. O crescimento apresentado deve-se, principalmente, ao forte crescimento do tráfego de veículos pesados. No final de 2010, a companhia foi autorizada a reajustar as tarifas de pedágio de duas de nossas concessionárias: em outubro a Concepa reajustou as tarifas em 6,67%; em dezembro, a Econorte foi autorizada a um rejuste de 5,20%.
O desempenho da Portonave foi destaque no segmento portuário. No 4T10, a movimentação de contêineres atingiu a marca de 155.404 TEUs, o que representa um crescimento de 8,2%, na comparação com o 4T09. O crescimento contínuo da movimentação da Portonave mostra a consolidação da atuação da Triunfo nesse segmento. A Iceport, câmara frigorificada da Portonave, que esteve durante o ano de 2010 em reforma, após incêndio ocorrido no final de 2009, retomou operação em fevereiro de 2011.
A Maestra Logística, criada para atuar no segmento de cabotagem, está se estruturando para iniciar operação no primeiro semestre de 2011. O navio Maestra Atlântico já realizou testes de mar bem sucedidos; o Maestra Mediterrâneo está em fase final de reforma.
No segmento de geração de energia, a controlada Rio Verde Energia opera em plena capacidade, com a entrada em operção, em agosto de 2010, da segunda turbina da Usina Hidrelétrica de Salto, em Goías. No 4T10, foram gerados 155.443 MWh, dos quais 140.807 MWh foram vendidos à Votener e os 14.636 MWh de energia excedente foram vendidos para o Mercado Regulado de Energia (MRE) e no Mercado Livre.
Ainda no segmento de geração de energia, a Triunfo saiu vencedora no leilão A-5 da ANEEL, em julho de 2010. Em dezembro, a Rio Canoas Energia, empresa constituída para implantar e administrar a UHE Garibaldi, assinou o contrato com o Ministério de Minas e Energia e em janeiro deste ano recebeu a Licença Ambiental de Instalação, o que permitiu que as obras fossem iniciadas ainda no primeiro trimestre de 2011.
Perfil: a TPI - Triunfo Participações e Investimentos S.A. é a única Companhia brasileira que atua em três segmentos de infraestrutura: rodoviário, administração portuária e de geração de energia. De capital aberto, está listada no Novo Mercado, nível mais alto de Governança Corporativa da BMF&Bovespa. A Triunfo está presente no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, empregando aproximadamente 1.900 colaboradores diretos e indiretos.
A Companhia administra 641 quilômetros de rodovias no Sul e no Sudeste do Brasil, por meio das concessionárias Concepa, Concer e Econorte. Além disso, possui participação de 50% na Portonave S.A., que opera o Terminal Portuário de Navegantes, em Santa Catarina. A empresa controla também a Rio Verde Energia S.A, concessionária da UHE Salto, em Goiás.
Fonte: Portal Fator Brasil

Transportes terão R$ 30 bilhões de investimentos até 2016

Fórum reúne especialistas em mobilidade e em sustentabilidade e representantes do setor de transportes para debater uso das tecnologias na melhoria do serviço ao cidadão.
O secretário de estado de Transportes, Julio Lopes, anunciou no dia 28 de março (segunda-feira), que, até os Jogos Olímpicos de 2016, serão investidos R$ 30 bilhões no desenvolvimento do transporte público do estado. A meta foi apresentada durante o debate "Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transportes", organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio. O objetivo do evento foi aprofundar o debate sobre legado dos mega eventos para o estado, focando nas infraestruturas de transporte e de tecnologia da informação. Para o deputado Luiz Paulo (PSDB), que presidiu o encontro, o investimento garantirá um legado positivo para o Rio. "Acho que há abandono no transporte hidroviário e também na questão da logística e de carros, mas o transporte é um quesito fundamental de hoje e de amanhã", analisou o parlamentar.
Segundo o secretário, a região Metropolitana é o principal foco desses investimentos, que pretendem garantir 234 novos veículos para os passageiros da SuperVia e do Metrô. "Sem dúvida a vida do cidadão do Rio de Janeiro, principalmente na área metropolitana, vai mudar completamente pela perspectiva da mobilidade. Os corredores de BRT da prefeitura serão integrados aos investimentos que o estado está fazendo. Essa logística vai, de fato, dar uma vida muito melhor ao cidadão carioca, ao usuário da SuperVia, ao usuário do Metrô e ao usuário do sistema coletivo de transporte", disse Julio Lopes.
A Região Metropolitana conta hoje com 11,28 milhões de habitantes e 19 milhões de viagens por dia, o que representa 75% do volume de passageiros de todo o estado. O grande desafio para o Governo será preparar o Rio de Janeiro para os mega eventos internacionais que estão por vir, como os Jogos Militares, este ano, a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016. Secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório acredita que uma das grandes armas para ajudar nesse desafio é o novo e moderno Centro de Operações Rio, que reúne 30 órgãos interligados em um painel de alta definição. "O Centro de Operações Rio tem três grandes objetivos. O primeiro é operar a cidade no seu dia a dia, fazendo com que ela seja mais funcional e eficiente para o seu cidadão. O segundo objetivo é administrar a cidade em momentos de crise ou emergência, centralizando as informações e podendo atender as emergências com mais eficiência e rapidez. O terceiro grande objetivo é operar a cidade em grandes eventos que ela tem que organizar, como os eventos regulares, Carnaval e Ano Novo, ou mega eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos", explicou Osório.
Também presente no debate, o presidente da SuperVia, Carlos José da Cunha, disse que em 2011 vão chegar 30 novos trens vindos da China. Até 2016 serão mais 90 composições. "Estamos fazendo, ainda, a reforma de três grandes oficinas, a modernização de mais 84 veículos e a reforma do sistema de sinalização", disse Carlos José. Já em benefício dos passageiros do Metrô, foi destacada a compra de 114 novos carros, a criação da Linha Quatro, que levará o usuário da Zona Sul à Barra da Tijuca, as novas estações da Cidade Nova e Uruguai e a reforma de outras estações e do centro de controle. Para o setor rodoviário, o grande destaque ficou por conta do novo sistema BRT, que proporciona uma pista exclusiva para os ônibus de alguns pontos da cidade. "Essa é a melhor solução para o Rio e para os Jogos Olímpicos. É uma grande oportunidade para a introdução de novas tecnologias no sistema de ônibus urbanos", comentou Julio Lopes.
Tecnologia para superar gargalos- Na segunda parte do encontro o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, Ilan Goldman, ressaltou a importância de que parte dos investimentos em transportes seja feita na área de tecnologia. Ele e o diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio, Alberto Blois, defenderam a importância de atrair as empresas de tecnologia da informação para a construção de soluções que melhorem a mobilidade no estado.
De acordo com Goldman, as empresas do estado reúnem competência e casos de sucesso em diferentes áreas, que as fazem competitivas não só no estado, como também no mundo. "Outra necessidade é a de utilizar melhor as redes sociais, e o estado pode ser o grande fomentador disso, não de forma paternalista, mas criando um ambiente de negócios competitivo e demandando soluções que façam as informações chegarem ao usuário", completou Blois.
Também participaram do evento o deputado Paulo Ramos (PDT), o presidente da Fetranspor, Lelis Teixeira, o professor Paulo Cezar Ribeiro, da Coppe/UFRJ, o presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, e Lia Lombardi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.
.[Link http://pt.scribd.com/collections/2938275/Evento-Cidades-Sustentaveis-e-Sistemas-Inteligentes-de-Transporte].
Fonte: Portal Fator Brasil