terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bridgestone realiza logística reversa para descarte de pneus

Como qualquer produto, ao final da vida útil o pneu precisa ser descartado da maneira correta, em local apropriado, visando a não degradação ambiental. Buscando o descarte consciente destes bens, surgiu a chamada “logística reversa”, que permite a devolução de produtos no pós-consumo ao fabricante, o que para muitos é o mecanismo que vai salvar o planeta das montanhas de lixo inorgânico.

Por isso, a Bridgestone Bandag mantém diversos programas de proteção ambiental em suas unidades produtoras, fazendo a coleta seletiva e destinação correta de seus resíduos.

A correta destinação dos pneus inservíveis é feita por meio do programa de coleta gerenciado pela Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a Bridgestone do Brasil é associada, juntamente com outras indústrias de pneumáticos.

Este programa tem contribuído para a regularização das atividades de empresas laminadoras que atuam na informalidade, já que a Reciclanip exige de seus parceiros licenciamento junto aos Órgãos Ambientais Estaduais e junto ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Os pneus recolhidos são encaminhados para empresas de trituração e picotagem cadastradas. Os fragmentos são reutilizados de diversas maneiras: combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística, entre outras.

Além disso, no segmento de recapagem, as empresas reformadoras de pneus que compõem a rede Bandag destinam de forma correta o pó de borracha, um dos grandes resíduos do processo de reforma. Este pó é utilizado como fonte de energia alternativa e também usado em quadras poli-esportivas.

“Além da responsabilidade dos fabricantes ao se desfazerem daquilo que criaram com o menor impacto para o meio ambiente, é necessário haver o compromisso dos clientes em fazer a melhor compra, buscando empresas que oferecem alternativas como esta” afirma o Gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, Ricardo Drygalla.

A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. A coleta e a destinação correta são realizadas pela própria entidade que criou cerca de 700 pontos de coleta, distribuídos em 22 estados, o que permitiu a destinação apropriada de 330 milhões de pneus inservíveis até dezembro de 2010.

Em cumprimento à resolução 416 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a associação investe no programa em parceria com as prefeituras para a coleta e destinação dos pneus inservíveis em todo o território nacional.

Bridgestone-Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone. É a primeira colocada do Ranking Global das Empresas Fabricantes de Pneus do jornal norte-americano Tire Business, com a marca de US$24.425 bilhões de vendas em pneus no ano de 2010. Emprega mais de 139 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que juntas atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. Saiba mais em [www.bridgestone.com.br].

Bandag-Fundada em 1957, a Bandag é uma multinacional norte-americana de propriedade da Bridgestone Americas Holding Incorporation. Produz materiais e equipamentos para recapagem de pneus. Líder mundial no setor de recapagem, a companhia possui 1.300 concessionários e 18 fábricas em todo o mundo. [ www.bandag.com.br.]
Fonte: Portal Fator Brasil

JSL abre primeira loja de aluguel de caminhões do País no ABC Paulista

A empresa abre nicho inédito no Brasil com novo negócio.

A JSL, empresa com o mais amplo portfólio de serviços logísticos do Brasil e líder em seu segmento em termos de receita líquida, amplia sua atuação comercial e inaugura sua primeira loja de aluguel de caminhões, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A JSL Aluguel de Caminhões é o primeiro negócio com este modelo de aluguel no País e teve um investimento inicial de R$ 7,5 milhões. A loja passa a funcionar a partir do dia 16 de janeiro.

O novo serviço está preparado para atender tanto empresas quanto pessoas físicas. Além de contratos para diárias, semanais e mensais, o negócio também oferecerá aluguel para um período maior, tudo de acordo com a necessidade de cada um dos contratantes e com preços diferenciados de acordo com o período. A ideia é levar para o aluguel de caminhões o conceito de atendimento customizado, que já é rotina nos serviços prestados pela JSL. Para isto, a companhia contará com uma equipe técnica responsável em elaborar soluções personalizadas aos clientes da loja. Apesar de a primeira loja ser em São Bernardo do Campo, o serviço de aluguel de caminhões tem abrangência nacional, uma vez que funciona também por atendimento telefônico.

Os modelos de caminhão disponíveis para locação são: Iveco 35S14 (baú e carroceria), Volkswagen 8.150 (baú e carroceria), Volkswagen 24.250 (baú, carroceria e caçamba), Volkswagen 26.260 (caçamba e pipa), Scania G380 (cavalo mecânico 6x2), Volkswagen 19.320 (cavalo mecânico 4x2). Outros modelos poderão ser providenciados de acordo com a necessidade do cliente.

A JSL, que também já atua com vendas de veículos seminovos pela rede Seminovos JSL, decidiu lançar este modelo pioneiro de negócio flexível, depois de identificar as necessidades no mercado. “Esse é um mercado já explorado nos EUA e Europa, mas somos o primeiro a fazer algo nesses moldes no Brasil. Com as perspectivas de crescimento do País nos próximos anos, esse mercado se torna muito interessante. Nosso cliente ganha em competitividade, uma vez que não precisa se preocupar com questões como manutenção, além de contar com o expertise de uma empresa reconhecida no mercado”, afirma Fernando Simões, presidente da JSL.

.[Central de Atendimento ao Cliente: 0800 195755].

Perfil-A JSL (JSLG3) atua há 55 anos no mercado e é a empresa com o mais amplo portfólio de serviços logísticos do Brasil, líder em seu segmento em termos de receita líquida e no desenvolvimento e a oferta de soluções inovadoras e serviços logísticos integrados para responder às mais diversas necessidades dos clientes em todos os elos da cadeia de suprimentos. O crescimento sólido e a transparência na realização dos negócios permitiram à companhia ingressar com ações no Novo Mercado, o mais alto índice de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. Suas principais linhas de negócios são: serviços dedicados à cadeia de suprimentos; gestão e terceirização de frotas; transporte de passageiros e transporte de cargas gerais.
Fonte: Portal Fator Brasil