domingo, 30 de janeiro de 2011

Sistema de Gerenciamento de Logística reduz burocracia

E dinamiza mais de 2.200 pontos de atendimento do Grupo Brasanitas.

Implementado pelo Grupo Brasanitas, o Sistema de Gerenciamento de Logística (SGL) é considerado hoje o principal responsável pela simplificação de processos da empresa e redução da burocracia. “O uso desse software otimizou todos os processos de compras e logística (do braço operacional da empresa) para os mais de 2.200 pontos de atendimento”, ressalta Luiz Carlos Zurdo, gerente de TI da Brasanitas. “Se falarmos em volume de dinheiro administrado, pode-se dizer que o sistema controla mais de R$ 1,8 milhões por mês, complementa o executivo.
Atuante no mercado profissional de limpeza e conservação, manutenção e serviços integrados, o Grupo Brasanitas é composto por quatro unidades de negócios, Brasanitas Serviços Integrados, Brasanitas Hospitalar, Praxxis Controle de Pragas e Infralink Facilities Services. Com cerca de 3.500 pedidos registrados por mês de produtos de limpeza e demais categorias de compras, a empresa conquistou uma economia considerável em tempo, assertividade e ganho operacional.
“Trata-se de uma ideia simples que solucionou um problema de logística muito grande e envolveu diversos departamentos. Investir em tecnologia com soluções aderentes ao modelo de negócio é a melhor forma para garantir o sucesso na abrangência nacional que o Grupo Brasanitas vem consolidando nos últimos anos”, informa Raimundo Nelo Sobrinho, Diretor Adj. Administrativo da empresa.
Todos os pedidos são administrados pelo sistema SGL, processo que hoje é integrado e envolve os departamentos de compras e suprimentos, supply chain, fornecedores, entre outros, até chegar ao cliente. Descritas pelo Gerente de Facilitties, Waldomiro R. Ferreira Jr.
As principais vantagens e o cenário antes e depois da implementação do software nos negócios do Grupo Brasanitas estão apresentadas a seguir.: Antes: . Operação descentralizada e manual gerando demandas internas no back office que não agregam valor ao negócio |. Pedidos descentralizados por meio de ferramentas inadequadas |.Falta de integração com os fornecedores que ocasionava atraso nas entregas |.Extensa lista de produtos (1.200 produtos), sendo muitos com as mesmas características |.Regionalização que passou a comprometer o fornecedor |.Controles inconsistentes e falta de relatórios e históricos corporativos |.Falta de processo de avaliação e gestão junto aos fornecedores |.Atendimento comprometido pelo processo manual . Inexistência de fluxo sistêmico de aprovadores.
Hoje.: Mais qualidade na entrega, com regionalização adequada ao fornecedor e consequente ganho operacional e financeiro |. Redução do back office |. Redução da lista de produtos com concentração de volumes em que buscou-se ganho de escala. Implantação de processo de homologação dos fornecedores e de produtos, reduzindo para 600 produtos catalogados|.Controles e relatórios consistentes nos mais variados formatos, tais como: por entrega, por pedido, por valor, por data, por produto etc|. Centralização administrativa e operacional |. Relacionamento mais assertivo com fornecedores|. Ganho qualitativo no atendimento, informações mais consolidadas |. Troca de informações/arquivos organizada em tempo real entre os departamentos envolvidos |.Simplificação de processos |. Fluxo de aprovadores por meio do sistema com workflow. | www.brasanitas.com.br.
SGL (Sistema de Gerenciamento de Logística): O provimento de materiais necessários para realização das atividades das equipes da Brasanitas nos clientes necessita de um processo de logística eficiente e preciso para suportar e garantir que não exista falha na entrega desses materiais. Para isso, o Grupo investiu no desenvolvimento de um sistema "tailor made" que atenda todas as especificidades do negócio. Sistema esse desenvolvido seguindo as mais modernas ferramentas disponíveis no mercado, sob uma plataforma que garante agilidade, portabilidade, escalabilidade e possibilidades de utilização de novos dispositivos que venham a surgir no mercado.
Grupo Brasanitas: Composto por quatro unidades de negócios, Brasanitas Serviços Integrados, Brasanitas Hospitalar, Praxxis Controle de Pragas e Infralink Facilities Services, o Grupo Brasanitas atua em indústrias em geral, hospitais, shoppings centers, instituições de ensino, mineradoras, entre outros segmentos. Com mais de 18 mil colaboradores, a companhia está presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.. | www.brasanitas.com.br
Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário