sábado, 19 de junho de 2010

ALL conclui nova etapa das obras da Perimetral

A América Latina Logística (ALL) concluiu o primeiro trecho da 4ª fase das obras que compõem a Avenida Perimetral, no Porto de Santos. Cerca de R$ 600 mil foram aplicados para a transferência das linhas da curva da Mortona, ao longo do muro da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para o lado mar, junto aos terminais do Concais e TGrão. O investimento total para esta fase chegará a valores próximos de R$ 9 milhões.
Aproximadamente 70 colaboradores trabalharam nas obras de construção desse trecho, com a instalação de 1,4 mil metros de linhas em bitola mista. O ponto de partida do trecho começa no Gate 25 da Codesp e termina no heliponto. "Com isso, separamos as linhas férreas do trânsito rodoviário, dando maior segurança às operações no Porto de Santos", afirma o relações corporativas da ALL em Santos, Mauricio Pinheiro.
O complexo de obras da Perimetral, com a segregação dos modais, garante aumento da produtividade, atendendo diretamente o plano de crescimento da ALL. Além de não ter mais que disputar espaço com o trânsito rodoviário, as linhas transferidas têm uma geometria melhor, o que garante mais agilidade nas operações de acesso ao Pátio do Macuco e Corredor de Exportação.
De acordo com o especialista em projetos de via da ALL José Antônio Colla, o segundo trecho iniciará junto à área do antigo heliponto até o Canal 4. O terceiro e último trecho será entre os Terminais Concais e Marimex. "Além da construção de linhas, a ALL/Portofer vai bancar financeiramente as obras de adaptação da alça de acesso do Viaduto da Santa e a realocação da Balança da Pérola", afirma Colla.
A ALL investiu aproximadamente R$ 11 milhões nas três primeiras fases da Perimetral. A fase 1 garantiu a realocação do pátio de Outeirinhos para permitir o adensamento de áreas da Marimex. Já a 2, a realocação das linhas junto à avenida João Pessoa, permitindo a construção do Viaduto do Paquetá. Enquanto na fase 3 foi feito o prolongamento das linhas do Pátio de Outerinhos do Terminal da Marimex até a ponte nova do Canal do Mercado.
As obras da Perimetral e os demais investimentos no Porto de Santos contribuem diretamente para o crescimento e rapidez na movimentação de ativos (locomotivas e vagões). O índice que mede a movimentação, o giro de trens, foi reduzido em 11 horas desde o início deste ano. Até o ano passado, esse processo levava aproximadamente 55 horas. Atualmente, o tempo de giro caiu para 44 horas.
FONTE: A Tribuna - Santos

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