quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Golden Cargo investe R$ 2 milhões em tecnologia de rastreamento fornecida pela Autotrac

São Paulo– A Golden Cargo, empresa do Grupo Arex especializada no gerenciamento e operação da cadeia logística de mercadorias especiais, como defensivos agrícolas e produtos químicos embalados, assinou um contrato com a Autotrac para atualização de todo o seu sistema de rastreamento, substituindo os equipamentos atuais pelo OBC versão 4. O investimento foi de R$ 2 milhões e os equipamentos serão substituídos, gradativamente, até o final do ano.
O OBC4 é um computador de bordo, com características automotivas, elaborado com circuitos eletrônicos da mais moderna tecnologia de alto desempenho. Possui entradas que são constantemente monitoradas e que verificam se há violações ou se os valores programados pelo cliente excedem os limites. Neste caso, a ferramenta pode atuar sobre o funcionamento do veículo através de suas saídas e, ainda, gerar mensagens para o cliente informando, além da violação ocorrida, as demais condições e estado do veículo.
Toda a comunicação do OBC com o MCT é codificada por uma rede segura e inviolável que utiliza uma porta serial RS 232. Através de um software de rastreamento desenvolvido e distribuído exclusivamente pela Autotrac, o cliente pode, remotamente, configurar o OBC, enviando comandos pré-definidos ou personalizados.
O cliente também pode solicitar tabelas que informem os valores máximo, mínimo e médio das grandezas de velocidade, RPM e temperatura da carga; tudo isso gerenciado em uma única e poderosa interface.
O OBC4 possui dispositivos em uma rede com informações codificadas – somente o equipamento pode interpretá-las, o que torna o sistema de máxima segurança e inviolável. Tentativas de violação são imediatamente detectadas e transmitidas ao OBC4 que, automaticamente, atua no funcionamento do veículo e envia as informações, em forma de alertas, para o software de rastreamento do cliente.
Principais Dispositivos: Travas de porta - Através deste acessório, é possível travar as portas de carga do veículo, seja ele um baú, uma carreta, um frigorífico ou uma van. Para o controle de abertura das portas, é instalado um botão no painel do veículo.
Bloqueio do veículo - Permite bloquear o veículo sem colocar em risco sua condução. Atua no veículo reduzindo, gradativamente, sua velocidade através de dois dispositivos: válvula de bloqueio (corta o fluxo de combustível) e corte eletrônico de ignição (atua no sistema elétrico do veículo).
Imobilizador de carreta - É instalado no circuito pneumático das carretas e atua diretamente no freio estacionário. Caso haja desengate do cavalo mecânico, a carreta fica imediatamente imobilizada por travamento de suas rodas, impossibilitada de ser rebocada por outro veículo.
CoDE (Controle de Desengate Eletrônico) - O CoDE é instalado na quinta roda convencional do cavalo mecânico. Com este dispositivo, é possível travá-la, impedindo, assim, o desengate e engate de qualquer carreta.
Módulo de voz - Com este acessório instalado no interior do veículo, o motorista é informado, através de uma gravação, que o veículo será bloqueado.
Sirene - Diversos sensores monitoram constantemente tentativas de violações e a integridade do sistema. Caso ocorram violações, o OBC pode executar configurações pré-programadas ou personalizadas pelo cliente, como acionamento de sirene, bloqueio do veículo e envio de alertas informando a violação.
Os sensores do OBC são:Sensor de abertura de porta da cabina
Sensor de abertura de porta de carga e baú
Sensor de desengate de carreta
Sensor de ignição
Sensor de chave de porta: é um botão instalado no painel do veículo que comanda a abertura das portas de carga
Sensores de velocidade e de RPM: fazem a constante leitura destes valores que são registrados na memória do OBC Sensor de temperatura: Faz a constante leitura de temperatura do compartimento onde estiver instalado
Sensor de perda de sinal: monitora todo o sistema de comunicação.
Perfil: A Autotrac Comércio e Telecomunicações S/A é pioneira no segmento de comunicação móvel de dados, monitoramento e rastreamento de frotas com uma participação de mercado estimada em aproximadamente 70%. Em operação desde 1994, a Autotrac desenvolve produtos e serviços para o setor de transportes - nos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário - utilities e órgãos do Governo, provendo soluções para gerenciamento logístico e de risco, comunicação, transmissão e integração de dados.
Entre seus principais acionistas estão Nelson Piquet, empresário e tricampeão mundial de Fórmula 1, e a empresa norte-americana Qualcomm Inc., líder mundial no desenvolvimento de tecnologias sem fio. Sediada em Brasília e com Autorizadas espalhadas por todo o Brasil, a Autotrac é a única empresa do setor a operar sua própria estação terrena de comunicação. A Autotrac ainda atua no Mercosul por meio da subsidiária OmniTRACS S/A, localizada na Argentina.
Golden Cargo - A história da Golden teve início há 15 anos, com a distribuição de cargas gerais para o sul do País. Em 1998, a empresa focou seus serviços no segmento agroquímico. Em 2000, foi incorporada ao Grupo Arex, do qual faz parte, também, a Exata Logística. Com a frota mais nova do mercado – a idade média é de dois anos -, a Golden Cargo conta com centros de armazenagem e distribuição situados nos principais pólos agrícolas do Brasil, o que contribuiu para garantir o cumprimento rigoroso dos prazos de entrega.
A empresa está equipada com toda tecnologia, segurança e know how necessários, além dos mais avançados sistemas de segurança, com rastreamento e monitoramento da carga em tempo real. Em 2008, a Golden Cargo anunciou investimentos de R$ 3,5 milhões na atualização e ampliação de sua infraestrutura de TI. O objetivo é suportar o crescimento da empresa, que espera faturar R$ 125 milhões em 2009.
Fonte:Revista Fator Brasil

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