quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Volvo e Sadia desenvolvem “Vanderléia frigorífica”

Uma composição de seis eixos para transporte de produtos frigorificados que se adapta aos limites de dimensões e pesos definidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em resolução de 2007. Esta é a “Vanderléia frigorífica” (fotos, divulgação), projeto desenvolvido conjuntamente por Volvo do Brasil, Sadia e fabricantes de implementos rodoviários.
Projeto - De acordo com a montadora, o projeto da “Vanderléia frigorífica” foi desenvolvido para aumentar a capacidade de carga das composições rodoviárias que transportam produtos frigorificados, dentro dos novos limites de dimensões e pesos definidos pelo Contran. Como resultado de novas soluções de engenharia, uso de materiais mais leves, desenvolvimento de um chassi mais curto e a adequação da transmissão, nasceu uma nova composição com capacidade para transportar até 30 paletes, de dois a quatro e até mais que as convencionais, ou 33,5 toneladas - cinco toneladas a mais.
“Vanderléia frigorífica”
Na nova composição, o entreeixos do cavalo mecânico foi diminuído dos usuais 3,5 ou 3,7 metros para apenas 3 metros. Combina ainda molas parabólicas “S” no eixo de tração, exclusivas da Volvo, com terceiro eixo suspensão pneumática, e contempla barra estabilizadora e amortecedores nos dois eixos - o que garante estabilidade e dirigibilidade indispensáveis num entreeixos tão pequeno, segundo a montadora.
O engenheiro de vendas da Volvo do Brasil, Deonir Gasperin, destaca que a solução possibilitou otimizar parte da frota da Sadia para atender a mesma demanda de transporte da empresa. “Com um entreeixos menor, conseguimos a correta distribuição de cargas do caminhão conectado ao baú frigorificado de 15,5 metros, dentro dos atuais limites legais, o que permitiu aumentar o número de pallets que podem ser transportados”, explica.
No projeto, a Volvo também instalou novos tanques de combustível customizados para atingir a mesma capacidade de armazenamento dos veículos convencionais. “Com esta nova composição, resolvemos o problema de veículos que poderiam ultrapassar o peso permitido pela legislação. Também diminuímos o número de composições rodando, aumentando a capacidade individual de transporte”, informa Luciano Farago, engenheiro do Centro de Inovação e Excelência Logística da Sadia.
O gerente de grandes frotas da Volvo, Rogério Kowalski, revela que os transportadores Sadia já adquiriram 28 caminhões FH 6x2 com este novo entreeixos. A meta da montadora é atingir 81 unidades fornecidas.
Fonte:canaldotransporte

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