quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tracker lança solução 360° para monitoramento e gerenciamento logístico de frota

A Tracker lançou em agosto o Tracker Log, solução para o gerenciamento e monitoramento de frotas. Com quatro fases, todas voltadas para o aprimoramento logístico de veículos, o produto chega ao mercado apenas com a primeira fase disponível.
O Tracker Log é um sistema que busca atender às necessidades da cadeia logística da qual fazem parte transportadores, embarcadores, gerenciadoras de risco e frotas. “Disponibilizamos no mercado um produto que atende aos clientes da logística em 360º. Isso quer dizer que o Tracker Log, além de pensar nos veículos, também se preocupa com os trabalhos do motorista e outros pontos fundamentais para que o serviço logístico seja bem realizado”, explica Diego Insignares, vice-presidente da Tracker do Brasil.
Para seguir as premissas do projeto, fundamentadas desde o início, a Tracker fez parcerias com empresas como a Accenture, Magneti Marelli, Continental e Gemalto, para que a união das expertises de cada uma resultasse no Tracker Log. Por meio do software AMOS, desenvolvido pela Accenture e já utilizado em nove milhões de clientes da empresa, o Tracker Log envia os alertas com informações importantes via e-mail ou SMS para os clientes. O software ainda possui integração para Smartphone, Android, Blackberry, Nokia e Iphone.
Na parte de hardware, realizada pela Continental e Magneti Marelli, as principais novidades são o acelerômetro, que mapeia os movimentos de aceleração e frenagem bruscas e coleta informações fundamentais sobre fatos ocorridos antes dos acidentes, diminuindo a chance de fraudes em cima das seguradoras. Com essas informações, é possível observar de que maneira o acidente aconteceu, bem como quem é o provável culpado pela colisão. Outro ponto positivo do acelerômetro é a possibilidade de monitorar as formas de condução de seus motoristas, percebendo se eles possuem direção agressiva, se precisam de mais treinamento e para que trabalho cada um é mais indicado. O Sim Card, projetado pela Gemalto, é resistente a temperaturas altas, umidade, trepidação e poeira.
O rastreador foi projetado para realizar o monitoramento padrão a cada dois minutos, com o veículo ligado, enviando as coordenadas e situação do veículo para o cliente por alertas de SMS ou e-mail. Com o veículo desligado, o monitoramento ocorre de hora em hora, para que a bateria do veículo não acabe, sendo que esse tempo pode ser definido pelo cliente. Em caso de evento, quando é notificada alguma atividade suspeita, o aparelho passa a monitorar o veículo a cada 30 segundos e a visualização do trabalho pode ser feita por meio de mapa digital, satélite ou híbrido.
Outra característica importante do Tracker Log é a possibilidade de criar cercas de monitoramento no trajeto. O cliente que julgar importante escolher pontos da rota da frota para a realização de um monitoramento mais atencioso pode fazer cercar a região desejada. Assim que o veículo entrar na zona cercada, o cliente receberá um alerta sobre o fato. “O cliente pode criar uma cerca na rota do veículo que for mais interessante. Caso saiba que o veículo irá passar por uma zona mais perigosa ou por um local estrategicamente importante, ele circunda esse trajeto e a equipe de monitoramento passa a dar atenção especial a esse trajeto”, explica Welton Furlaneto, gerente de produtos da Tracker do Brasil.
De acordo com Insignares, o Tracker Log é o único rastreador do mercado que não sofre com interferência de inibidores de sinais, os jammers. A proteção contra os inibidores ocorre em função de tecnologias GPS/GPRS e, principalmente, pela solução atuar com radiofrequência, tecnologia desenvolvida pela Tracker do Brasil. “O sistema percebe a aproximação do jammer. A partir da identificação do inibidor de sinais e por meio de SMS, o sistema irá avisar que alguém está tentando embaralhar o sinal GPS/GPRS e a central irá analisar a situação. Caso o sinal realmente se perca e for constatado o roubo ou furto do veículo, a radiofrequência começa a atuar e continua o monitoramento do veículo”, explica Insignares. Ainda segundo ele, a tecnologia também é a única capaz de encontrar veículos em locais fechado como túneis, garagens e subsolos.
Outras vantagens do rastreador é a possibilidade de agendar a manutenção do carro, gerando alertas sobre quando o veículo deve ser revisado; o cadastro de motorista, que mostra as atividades desenvolvidas por ele durante o trabalho, além de informações pessoais; e o controle de velocidade, que emite alertas toda vez que o motorista passar de 100 km/h. Entre os relatórios expedidos pela solução estão os de crash, telemetria simples, hábitos de condução e gerenciamento de frotas.
Até o final do primeiro semestre de 2012, a Tracker espera estar com as outras três fases do projeto disponíveis no mercado. Com as atualizações, o produto terá benefícios como telemetria avançada e rastreamento de cargas. Outras atualizações já estão sendo pensadas para após a conclusão da quarta fase do projeto. “Vamos continuar investindo e aprimorando o produto. O formato em que ele foi construído permite atualizações constantes”, afirma Furlaneto.
FONTE: Logweb - SP

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