segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Transporte Rodoviário de Cargas - Gestão de Tarifas e Bancarrota, Mauro Roberto Schlüter*

O transportador come O caminhão, e não DO caminhão".

Apesar de escrever com regularidade sobre assuntos relacionados transporte e logística, atuar como professor e pesquisador (tanto no IPELOG quanto em universidades de Porto Alegre e Campinas), nem sempre atuei na área da educação e conhecimento.
Na verdade tive o privilégio de iniciar a minha vida profissional na área de transporte rodoviário de cargas, como vendedor.
Além disso, tive uma felicidade maior ao ter como companheiro de trabalho em muitas ocasiões o meu pai. Para quem não o conhece, o professor Günther Horst Schlüter é o precursor de todos os profissionais de consultoria especializada em transporte rodoviário de cargas.
A sua atuação remonta o ano de 1972. Para se ter uma idéia, foi dele a iniciativa de incentivar a família Fração (ex-proprietária do Expresso Mercúrio), a mudar a sede da matriz para Porto Alegre, entre muitas outras iniciativas junto a diversas empresas de transporte rodoviário de cargas (ele ainda atua como consultor junto a uma empresa de grande porte do país).
Tive uma boa dose de construção de conhecimento sobre este setor ao longo da minha carreira profissional e acadêmica, que culminaram em diversos estudos, artigos, livros e prêmios ao longo dos anos.
Em todos estes anos que acompanho de perto o setor de transporte rodoviário de cargas, tenho constatado um aspecto de extrema importância para as empresas e por decorrência para o setor. Trata-se da gestão sistêmica da tarifa.
Qualquer empreendedor do TRC (transporte rodoviário de cargas), sabe que o setor é altamente competitivo (são mais de 30.000 empresas cadastradas na ANTT).
O mercado encontra-se disperso e não existe nenhuma proteção de mercado (exceto para o transporte de automóveis e de dinheiro). A tecnologia de operação é extremamente simples quando se trata de carga completa (uma origem e um destino), mas complica muito quando se trata de tecnologia de gestão.
A tecnologia de gestão do TRC (aliás esta é a área de atuação do Prof. Günther), é complexa quando se trata do sistema em que a empresa está inserida. Transporte de cargas é diferente de transporte de passageiros. O transporte de passageiros tem como característica de operação a ide e volta do elemento transportado.
O transporte de cargas possui uma origem e um destino e nem sempre é possível obter neste destino, a carga de retorno ao mesmo tempo e nas mesmas quantidades.
Esta falta de sincronia tempo/quantidade, é o principal elemento que inviabiliza a operação de muitos negócios, só que não é levado em consideração quando é realizada a montagem da tarifa.
Muitas vezes a tarifa é elaborada levando-se em conta somente um trecho, sem acrescentar as dificuldades de obtenção de carga no destino, para retorno do veículo.
Tenho visto alguns negócios onde a empresa se sujeita a receber cerca de 70% do gasto com combustível em determinados percursos, apenas para reposicionar o veículo em posições geográficas com maior facilidade de obtenção de carga.
O problema se agrava quando o gestor não consegue visualizar a ocorrência desses prejuízos, pois as operações são muito dinâmicas (as coisas acontecem rápido demais para serem percebidas), e não existe informação adequada para detectar o problema.
Como resultado temos um setor onde a tarifa não é adequada a necessidade de rentabilidade do negócio e acaba sendo percebida tarde demais pelo empresário do setor.
Muitas vezes a "ficha cai" quando ele não tem mais frota e sua "carta-frete" não é mais aceita nos postos de combustíveis conveniados (aí o caminhoneiro autônomo faz "arresto no peito" das mercadorias e só entrega no cliente da transportadora quando receber o valor do frete... mas isto será assunto na continuação deste editorial).
(*) Mauro Roberto Schlüter é Diretor do IPELOG e escreve o editorial com exclusividade para a Newslog todas as segundas-feiras.
mauro@ipelog.com
FONTE: Intelog

19 comentários:

  1. Meu nome é Maicon Oliveira, sou formado em Logística pela faculdade ENIAC em Guarulhos desde 2008. Quero abrir uma empresa de transporte de carga rodoviária e estou avaliando o atual mercado. Gostaria de saber se ainda é um bom negócio abrir uma transportadora e trabalhar com transporte de carga fracionada.

    Obrigado

    Maicon

    maicon_h@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Osmar td bem ?!
    Estou no ultimo ano de Administração de empresas e iniciei meu TCC. Eu queria saber se vc conhece algum livro ou site que fala sobre "Quais as dificuldades que os empreendedores encontram para iniciar um negocio de transporte rodoviário de cargas secas."
    Escolhi este problema porque meu pai tem um caminhão e pensamos em abrir um negocio no futuro.

    Obrigado !

    Att.

    Glauber (glauber.rf@ig.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauber,

      Faço MBA em Gestão de empresas e negócios, e tenho interesse em fazer o meu TCC na área de logística/transportes, pois meu pai também trabalha na área e tem interesse em montar uma empresa.

      Poderia me indicar livros e sites?

      Obrigada.

      Bruna - brunasoliveiraaa@gmail.com

      Excluir
  3. ola bom dia,

    gostaria de saber se existe uma taxa fixa, uma porcentagem do frete para o motorista?

    Ex; um frete de R$ 1000,00 quanto receberia o motorista de transportes de cargas.

    fico no aguardo

    edism12@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. a empresa pode reduzir o nosso frete e retirar o acesso ao restaurante?

    pois um frete de R$ 3000,00 cobrado da emrpesa e repassado apenas R$ 750,00, para assumir gastos com estradas e tudo mais.

    edism12@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...

    Gostaria de conselhos, estou fazendo meu projeto de pesquisa para o TCC e quero fazer sobre GESTÃO DE TRANSPORTE DE CARGAS E LOGÍSTICA, mas estou com algumas dúvidas e gostaria de orientações sobre este assunto, objetivos e algumas variáveis referente a esse assunto.
    Pode me ajudar?
    Desde ja agradeço.

    Att,

    Fernando Hidalgo
    e-mail: fernando_hsousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Faço MBA em Gestão de empresas e negócios, e tenho interesse em fazer o meu TCC na área de logística/transportes, pois meu pai também trabalha na área e tem interesse em montar uma empresa.

      Poderia me indicar livros e sites?

      Obrigada.

      Bruna - brunasoliveiraaa@gmail.com

      Excluir
  6. Estou por começar uma pós em logística, tenho pretensões de abrir um negócio em transporte/logística de cargas fracionadas. Estou pretendendo iniciar sem o modelo de franquias. Você acha que é possível ? Sei que o mercado é bastante concorrido, mas a área específica de cargas expressas tende a crescer bastante, as perspectivas são bastante promissoras. Estudo a região da baixada santista. Aguardo suas sugestões, se vc puder me ajudar, desde já agradeço, inclusive qto. a softwares de gestão, bibliografia, veículos adequados a este tipo de transporte, etc.
    Cordialmente
    pedro felipe da silva macedo

    ResponderExcluir
  7. pedro felipe da silva macedo
    e-mail : pedrofelipe.macedo@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá faço curso tecnico em logística no senac Rib. preto, e não concordei em sala de aula que foi afirmado que é possível enviar uma carga de fertilizante e voltar com uma carga de soja.Por favor se puder me ajudar te agradeço muito.
    Grata
    Sandra
    sandra_33alves@hotmail.com
    [

    ResponderExcluir
  9. olá meu nome ehh Danillo estou fazendo curso de habilitaçao tecnica em logistica no senac em sergipe, o curso estar no inicio mas trabalho em uma empresa de transporte urbanos,inter-urbanos e cargas mas no momento ñ trablho em nenhuma aréa relacionada a logistica , qual a melhor manira para quer eu posso se destacar e ser visto nesta área jah quer estou trabalhando dentro desta empresa, quer que eu devo fazer para ter oportunidades?

    danilloduque@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso seu conhecimento espero que vc comente mais sobre assunto de tranpostes de cargas pois vou me aprimorar. Estou lhe seguindo,abraço.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!
    Estou montando uma transporadora de cargas rodoviarias, e ainda tenho duvidas, em relação a montar uma tabela de frete!
    Gostaria de solicitar, uma possivel ajuda, para tirar essa minha duvida.
    Fico no aguardo!

    Obrigado.
    Att. Leandro J.S.

    leantransportes@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. sou empressario do ramo a mais de oito anos estou com dificuldades com meus colaboradores em diminuir sua velocidade em prol do consumo e de sua seguransa por nao estar satisfeito com os resultados e por ai vai frete pedagio agenciamento kilometro rodado etc...

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia!
    estou querendo abrir um escritorio de assessoria de cargas com transportes rodoviarios, so que não sei bem como calcular o valor dos fretes, tipo se tivesse uma tabela com valores,ex: são paulo x rio
    valor tal, queria tirar umas duvidas se possivel.

    email: erick-souza-10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Bom noite trabalho no ramo de logistica há dois anos, gosto dessa area de transporte, gostaria de ideias para começar meu proprio negocio nesse ramo! gostaria de alguns concelios encentivos e precis de uma pessoa q tem uma boa visão da area, pode me ajudar?
    obrigado

    email: edson.victoriano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite.
    Trabalho em transportadora há três anos, querendo abrir uma no ramos de cargas fechadas, fracionadas e excedentes, de começo pretendo trabalhar com motoristas terceiros carreta e truck, locação no caso as pranchas e carretas extensivas e veiculos pequenos sendo frota(pick-up - 3/4).Também tenho dúvidas com tabelas Carga seca - produtos químicos - baú -, para o meu caso, poderia me ajudar?
    Tenho pátio, empilhadeira, e algumas maquinas..(impressoras e computadores.. Somos em 2 ...
    vinicius.gouveia9@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Faço MBA em Gestão de empresas e negócios, e tenho interesse em fazer o meu TCC na área de logística/transportes, pois meu pai também trabalha na área e tem interesse em montar uma empresa.

      Poderia me indicar livros e sites?

      Obrigada.

      Bruna - brunasoliveiraaa@gmail.com

      Excluir
  16. Boa noite,
    Meu nome é Karlos,trabalho no ramo de transporte desde 2005 como agente de cargas numa empresa daqui de minha cidade Petrolina-PE.Atualmente faço faculdade de Logística e presto serviços de transporte desde 2007,paralelo a minha atividade de agente de cargas.Estou no momento com dois caminhões baús prestando serviços de transporte na minha cidade “centro urbano”,tenho empresa aberta de transporte rodoviário de cargas registrada em meu nome desde 2007.Tenho registro na ANTT categorias TAC. e ETC.Minha duvida é,como faço para montar minha transportadora para prestar serviços aqui na minha cidade e no interior próximo,como conseguir clientes,como conseguir transportadoras para que eu faça esse redespacho aqui na minha cidade?Ficarei grato se me tirassem essas duvidas.Obrigado!meu contato é karloslogistica@hotmail.com ou logistica@agrosagencia.com.br

    ResponderExcluir