terça-feira, 22 de setembro de 2009

Uma logística eficente beneficia os clientes, a sociedade e o meio ambiente

Na medida em que os impactos ambientais são cada vez mais levados em conta, a BERACA se destaca por adotar ações sustentáveis nesta atividade.
São Paulo – Muito se fala em logística, mas a expressão ainda causa dúvidas. Segundo Carlos Taboada, engenheiro, doutor em Logística e professor da UFSC, esse trabalho envolve um conjunto de atividades que permite a movimentação de um fluxo material, de forma eficiente e eficaz, desde um ponto fornecedor até um ponto consumidor. De fato, a logística é um fator estratégico que, quando bem realizado, passa a ser um diferencial de mercado, gera reconhecimento, confiança, respeito dos clientes e valor agregado ao produto.
Ciente da importância desse serviço para sua atuação, a BERACA investe no setor com o objetivo de se destacar no mercado por meio de seus processos de distribuição. Na empresa, a logística vai além da redução de custos e aumento de segurança e agilidade, ela leva em conta também o impacto ambiental. Por isso, o planejamento, a adequação dos caminhões, o aproveitamento da capacidade máxima dos veículos e a roteirização das viagens, por exemplo, são medidas adotadas que visam diminuir a quantidade de quilômetros rodados e, por consequência, a emissão de poluentes. Outra ação adotada é exigir das empresas parceiras que renovem sua frota e, assim, optem por veículos mais eficientes e que emitam menos carbono.
Todas essas ações ajudam a reiterar a posição de responsabilidade ambiental da empresa e fazem com que a BERACA cumpra a “Caring for Climate”, declaração dos dirigentes empresariais participantes do Pacto Global da ONU, divulgada durante a Global Compact Leaders Summit, em julho de 2007, em Genebra, na Suíça. Neste documento, os signatários se comprometeram a promover soluções para as mudanças climáticas, buscando maior eficiência no uso de energia e redução na emissão de carbono nas atividades industriais.
“A responsabilidade da logística em todas as suas ações é um diferencial que resulta em grandes benefícios para o meio ambiente, para a sociedade e para a própria empresa, uma vez que isso traz satisfação aos clientes”, afirma Michele Lopes, coordenadora de Logística na BERACA.
Logística do cloro - A BERACA é uma empresa responsável em todas as suas ações. E é um desafio constante garantir a segurança na entrega de produtos químicos para 23 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste. Isso porque existe uma diversidade na malha rodoviária e fluvial nacional que exige um planejamento específico para cada região.
Dessa forma, para que o produto seja entregue ao cliente no prazo certo e sem riscos de acidentes, é imprescindível que a equipe seja qualificada e treinada. “Também é importante realizar parcerias apenas com empresas que possuam o mesmo comprometimento e qualidade da BERACA”, salienta Michele Lopes. Por conta disso, a empresa exige que as transportadoras parceiras possuam o certificado SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), elaborado pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), que visa melhorar e agilizar o processo de qualificação e avaliação das transportadoras e tem como intuito reduzir os riscos envolvidos nas operações de transportes.
Vale destacar que a BERACA foi a primeira empresa brasileira do setor de cloro a receber a certificação Prodir (Processo de Distribuição Responsável), em 2005. A adesão, segundo Michele Lopes, garante que a empresa pioneira rastreie toda a movimentação interna e externa do produto e trabalhe de um modo específico na logística de distribuição do produto, usando, para isso, carros adequados com plataformas de onde se tem uma segurança maior no carregamento e descarregamento, por exemplo.
Além disso, “a BERACA tem a responsabilidade de treinar e orientar os nossos clientes quanto à sistemática da utilização do produto, oferecendo assistência técnica, atendimento imediato em casos de acidentes e incidentes. Isso faz com que ela se diferencie de outros fornecedores”, conclui a coordenadora.
Já a adoção ao Programa “Na Mão Certa” vai ao encontro dos valores éticos e morais da empresa. Por meio dele, a organização busca conscientizar caminhoneiros parceiros para a problemática da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
O Programa é uma iniciativa da Childhood Brasil, que visa reunir esforços para mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade civil no enfrentamento mais efetivo da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias. De acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, este problema acontece em 937 municípios, ou seja, 17% do território nacional, a maior parte deles situada nas regiões Nordeste e Sudeste. Dessa forma, a parceria com empresas que atuam nestas regiões é fundamental.
Perfil da BERACA - A BERACA é uma empresa genuinamente brasileira e com mais de 50 anos de atuação em diferentes segmentos. Oferece ingredientes, produtos e serviços a diversos mercados, atuando em quatro divisões: Animal Nutrition & Health, Food Ingredients, Health & Personal Care e Water Technologies.
É considerada hoje uma das empresas que mais investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no país. Em 2009, venceu o SEED Awards, prêmio de Empreendedorismo em Desenvolvimento Sustentável conferido pela ONU.
Por meio de sua divisão Water Technologies disponibiliza ao mercado soluções integradas para o tratamento de águas industriais e saneamento básico. Presente em vários países e em todos os estados brasileiros, a divisão garante o fornecimento de produtos, equipamentos, assistência técnica e prestação de serviços para a desinfecção de águas em diversos processos industriais. A BERACA é atualmente uma das maiores distribuidoras de cloro da América Latina.

Fonte: Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário