domingo, 2 de outubro de 2011

Venda de paletes movimenta 50% do faturamento da Matra do Brasil

A empresa investe em linha de produção, qualidade de materiais e pós-venda para ampliar sua capacidade e atender à demanda crescente por paletes.

Especializada em soluções para o segmento de movimentação de materiais através da produção de paletes e caixas de madeira e da prestação de serviços de locação e gerenciamento de pool de paletes, a Matra do Brasil [www.matradobrasil.com.br] destaca que 50% da composição de seu faturamento deve-se à sua atuação na venda de paletes PBR*. Com essa constatação, a empresa investiu em uma nova linha automatizada, importada da Espanha, que proporciona capacidade produtiva de 410 paletes/hora ou 210.000 paletes/mês para atender à demanda crescente.

Credenciada pelo CPP/ABRAS para a produção do palete PBR desde 1990, a Matra percebeu que para alcançar a posição em que se encontra atualmente em venda de paletes, era necessário investir: seu foco está na qualidade do atendimento de venda e pós-venda, agregando à sua equipe profissionais altamente qualificados para indicar e desenvolver produtos adequados às necessidades dos clientes. De acordo com Valdir Zelenski, da área comercial da Matra, outros fatores importantes para o mercado consumidor do palete de madeira são a qualidade do material empregado em sua confecção e o prazo de entrega.

“A nova linha automática garante não apenas alta produtividade, mas ainda, alta qualidade dos paletes por exigir uniformidade dos materiais envolvidos na confecção, e os prazos de entregas variam de 24 a 72 horas, dependendo do volume e localidade”, afirma Zelenski, destacando que o serviço da empresa se destaca ainda devido ao diferencial das entregas programadas e pontuais. “O tempo de parceria entre a Matra e os clientes é de 63,8% para clientes ativos entre cinco e mais de 20 anos”.

Palete “amigo da natureza”-Além da padronização e intercambialidade, o palete PBR é 100% sustentável. As madeiras utilizadas nas sua produção são originárias de florestas renováveis (reflorestamentos) das espécies eucalipto e pinus, e têm uma vida útil média de três anos. Por tratar-se de um palete retornável e produzido com madeiras reflorestadas, uma árvore em crescimento absorve todos os gases emitidos por um palete durante a sua vida útil.

A Matra é cadastrada no IBAMA e tem licença de operação da CESTESB. Durante os eventos em que participa, já distribuiu mais de 30.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Em 2004, quando lançou o sistema PDS-PBR DYNAMIC SYSTEM (Pool de Paletes), também passou a contribuir com o meio ambiente através da racionalização do transporte, reduzindo a emissão de gases em 40%.

Nova linha de produção em São Paulo-A Matra também ampliou sua capacidade produtiva com uma nova linha de produção de paletes totalmente automatizada instalada em sua planta na cidade de Itaquaquecetuba, São Paulo. A empresa investiu 1,8 milhão de dólares em um equipamento desenvolvido pela espanhola Cape e poderá produzir 400 paletes/ hora contra os 1.200 paletes/dia da linha anterior.

De acordo com Valdir Cirielli, diretor da Matra do Brasil, produzindo até 210 mil paletes PBR*/mês, a nova linha de produção suprirá a demanda nacional reprimida de paletes PBR destinados à venda, à locação e ao sistema de pool de paletes. A linha provocou algumas mudanças na fábrica: a primeira foi um realinhamento da mão de obra, que antes era empregada na montagem dos paletes e hoje é usada na usinagem de madeira; a segunda está relacionada à manutenção da linha, pois a empresa espanhola mantém um sistema on-line para identificação de problemas e soluções, evitando ruptura na produção.

“Ao investir em uma nova linha, a Matra conquistou autosuficiência na produção dos paletes, pois antes sofríamos com a elevação da demanda em períodos de sazonalidade -de setembro a dezembro-, levando-nos a comprá-los no mercado para abastecer o sistema de pool de paletes”, revela o executivo.

Com a capacidade ampliada, a Matra espera crescer 35% em faturamento até 2014.

Palete PBR: modelo ideal para a movimentação e armazenagem de produtos entre a indústria fornecedora e os setores varejista e atacadista, o palete PBR possui especificações que visam sua padronização: medida 1,00 x 1,20m, face dupla não reversível e quatro entradas. É um palete de circulação nacional e a principal importância á intercambialidade entre as empresas, que trocam paletes em suas operações logísticas.

Perfil - A Matra do Brasil [www.matradobrasil.com.br] é uma empresa brasileira com 38 anos de mercado, está sediada em Itaquaquecetuba, SP, e éespecializada na produção de paletes PBR, one way e cativos em madeira para movimentação e armazenagem de materiais. Com uma equipe de 120 colaboradores e filiais em Curitiba (PR); Lauro de Freitas (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Cariacica (ES), oferece serviços de locação e gerenciamento de pool de paletes, reforma, manutenção e higienização. Tem registro no IBAMA classificada como comerciante de matérias-primas, produtos e subprodutos da flora; possui licença definitiva de funcionamento da Cetesb; e é credenciada CPP/IPTAbrapal desde 1990 para produção de palete PBR. A capacidade instalada da Matra hoje é de 210 mil paletes/mês.

Clientes: . Colgate-Palmolive; Avon Industrial; Natura Cosméticos; BDF-Nivea; Johnson&Johnson; Ducôco; Cadbury-Adams; Grupo Luft; Grupo LC; Coamo; Santa Helena e Yoki.
Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário