sábado, 4 de junho de 2011

Rússia suspende entrada de carne do BR

A Rússia suspendeu as importações de carnes originárias de alguns Estados brasileiros - Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul - a notificação da determinação russa foi recebida com estranheza por parte das autoridades do Mapa (Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento). "Pela segunda vez, a notificação chega sem nem mesmo ter sido enviado ao governo brasileiro o relatório técnico das inspeções russas feitas no Brasil", afirmou Francisco Jardim, secretário da SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária).
Ainda segundo Jardim, um parecer técnico foi solicitado ao país europeu, uma vez que a justificativa contida na notificação enviada ao governo brasileiro já havia sido esclarecida anteriormente. "Isso reforça a sensação de que existem outras motivações para a decisão russa, além das questões técnicas", comentou.
O secretário também refutou a declaração de Alexéi Alexéyenko, porta-voz do serviço de Inspeção Sanitária Agrícola da Rússia, que afirmou que o produto brasileiro continha bactérias e parasitas. Jardim disse que não houve nenhum relato formal sobre esses problemas às autoridades brasileiras e complementou dizendo que todos os aspectos técnicos tinham sidos discutidos em uma reunião entre a SDA e Rosselkhoznadzor (Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitosanitária da Rússia) no último mês.
Uma reunião está marcada nesta segunda-feira,6, entre a Secretaria e as principais organizações exportadoras de carne e também com participação do ministério de Relações Exteriores para avaliar o impacto da medida.
FONTE: Webtranspo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário