terça-feira, 17 de maio de 2011

Soja é destaque na movimentação de carga pela Hidrovia do Madeira

A Hidrovia do Madeira movimentou mais de 4 milhões de toneladas de cargas em 2010. A informação é da Superintendência de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). De acordo com o estudo, houve uma predominância do transporte de grãos. Cerca de 2,5 milhões de toneladas foram de soja. O produto representou 70,9% do total de cargas movimentado pela Hidrovia do Madeira. Passaram pela região 4% da produção nacional de soja ou 13% do que o estado do Mato Grosso produziu.
A Hidrovia do Madeira contribui ainda com o comércio exterior brasileiro. "A hidrovia garante uma conexão mais vantajosa da Região Centro-Oeste, que concentra a maior produção de grãos do país, com o mercado europeu", apontou o superintendente de Navegação Interior da Antaq, Alex Oliva.
A Hidrovia do Madeira é um afluente da margem direita do Rio Amazonas. É uma via fundamental de escoamento para os mercados estrangeiros que consomem a soja da Região Centro-Oeste e da Região Amazônica. "A Hidrovia do Madeira também contribui para o desenvolvimento regional. Além disso, constitui-se praticamente como a única via de transporte para a população que vive nas cidades às suas margens, excluindo-se as cidade de Humaitá (AM) e Porto Velho, que contam com acesso rodoviário, ainda que não tão satisfatório", destacou Alex Oliva.
O transporte de cargas pela Hidrovia do Madeira ocorre tanto no sentido jusante, quando desce o rio, quanto no sentido contrário. Nela, estão em operação um porto organizado e seis terminais de uso privativo, todos localizados no município de Porto Velho.
Saiba mais - O caminho pela Hidrovia do Madeira de Porto Velho até Itacoatiara (AM), descendo o rio, leva 70 horas. No sentido oposto, contra a correnteza, são necessárias 130 horas. Já o percurso de Porto Velho a Santarém (PA), com uma distância de 1603km, o tempo estimado de viagem é de 174h57min para subir o rio e 108h42 min para descer.
FONTE: A Tribuna - Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário