sábado, 21 de maio de 2011

Sistema pode evitar acidentes em viadutos

Um novo sistema de alerta, para evitar que os caminhões e ônibus que ultrapassam a altura máxima permitida passem por pontilhões e viadutos - evitando acidentes como o ocorrido na terça-feira -, foi inventado por sorocabanos e apresentado para a Urbes - Trânsito e Transportes. Segundo Leandro Piovesan, que desenvolveu o projeto com parceria do engenheiro Antônio Pereira, o sistema, denominado como Laser Height Detector Ecologic (LHDE - em português, laser detector de altura ecológico), é pioneiro no mundo todo e Sorocaba poderá ser a primeira cidade do mundo a contar com o programa.
O engenheiro conta que sempre morou na região da praça da Bandeira e via acidentes no pontilhão com bastante frequência, fazendo com que investisse na criação do sistema. Ele explica que seriam colocados dois dispositivos, um em cada lado da rua ou avenida, que contam com um laser, determinando a altura máxima para que o veículo possa fazer a travessia por baixo do viaduto ou pontilhão. Os equipamentos seriam instalados antes de uma possível rota alternativa, para que não haja problemas no trânsito. Caso o veículo ultrapasse a linha do laser, um alerta sonoro é disparado, juntamente com algumas luzes de LED piscando na placa onde indica a altura máxima. "Sempre acontecem acidentes como esse em cidades de todo o mundo, então existem sistemas parecidos com esse por lá. Mas não com um dispositivo a laser e alimentado com energia solar", explica.
O LHDE conta com uma energia ecologicamente sustentável, já que não utiliza a elétrica e sim a solar. O sistema é alimentado por meio de uma placa, que capta a energia irradiada do Sol, e é conectada à bateria do equipamento. "Isso significa que mesmo que acabe a energia elétrica, a ponte continuará segura", ressalta Pereira, informando também que o sistema poderia ser utilizado em pontes, para evitar acidentes com embarcações. O projeto levou mais de um ano para ser finalizado, e o criador do sistema, Leandro Piovesan, afirma que ele já foi testado em vias públicas. "E garantimos que resiste ao tempo", completa. Ele, que possui uma empresa que fornece sistemas de segurança, estava trabalhando no projeto e o apresentou a Pereira, que se animou e resolveu investir na ideia.
De acordo com o engenheiro, há 15 dias o LHDE foi apresentado para a Urbes, contando com a presença de autoridades que são envolvidas quando acontecem acidentes, como o ocorrido ontem na cidade. Pereira afirma que se a autarquia adquirir o sistema, os únicos gastos da Prefeitura para a implantação na cidade seria com a aquisição do produto, além de dispor três postes metálicos, para que os equipamentos sejam instalados. "Como sou sorocabano, gostaria que a cidade fosse a primeira a ter esse sistema no mundo", enfatiza. Piovesan revela que para instalar os dispositivos seria necessário menos de uma hora, já que todos os equipamentos são portáteis. A Urbes relata que não entende que a aquisição do equipamento venha a ser a solução para que acidentes desse tipo sejam evitados. Segundo a autarquia, se o motorista observasse atentamente a sinalização presente, os problemas não existiriam.
FONTE: Cruzeiro do Sul

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