quinta-feira, 10 de março de 2011

Resolução obriga instalação de protetor lateral em caminhões, reboques e semirreboques

Dispositivo fabricado em alumínio é mais leve, fácil de montar e instalar e absorve mais energia no caso de colisão.
Desde 1º de janeiro de 2011, caminhões, reboques e semi-reboques com peso bruto total superior a 3.500 kg, novos, saídos de fábrica, nacionais e importados, somente poderão ser registrados e licenciados se estiverem dotados de dispositivo de segurança e proteção lateral (DSPL) que atenda às especificações da Resolução do CONTRAN nº 323/09.
O DSPL tem como principal função reduzir a gravidade de acidentes com caminhões, impedindo que pessoas, veículos leves, bicicletas e motocicletas passem sob a carroceria, correndo o risco de serem atingidos pelas rodas traseiras.
A Resolução estabelece requisitos técnicos de fabricação e instalação do dispositivo, obriga o fabricante a realizar ensaios práticos supervisionados por profissional técnico e incluir marcação com nome e CNPJ no produto final, mas não especifica um material para sua fabricação. No entanto, o dispositivo em alumínio oferece mais vantagens comparativas em relação ao fabricado com outros materiais.
"As empresas fabricantes de perfis e tubos extrudados de alumínio já estão fornecendo kits prontos para a instalação dos dispositivos de proteção lateral. Estamos falando de um item que pode salvar vidas e proteger o patrimônio das empresas, e a escolha de produtos e fornecedores qualificados pode fazer toda a diferença no caso de um acidente", alerta Erivam Boff, coordenador do Grupo Setorial de Extrusão, da Associação Brasileira do Alumínio.
Fabricado com a liga correta, o dispositivo de alumínio absorve mais energia do que o correspondente em aço, com resistência mecânica adequada e sem produzir faíscas - o que reduz o risco de incêndios. Como o peso específico do alumínio é três vezes menor que o do aço, o DSPL fabricado em alumínio interfere menos na tara do veículo, além de possibilitar menor consumo de combustível e desgaste de pneus e outros componentes.
Além de mais leves, os DSPL projetados com perfis e tubos extrudados de alumínio são fáceis de fabricar e instalar e podem agregar outras funções. O material também garante aos dispositivos maior durabilidade e menores custos de manutenção. Isso tudo sem falar no alto valor residual do alumínio, que torna o DSPL uma valiosa moeda de troca futura.
Para saber mais sobre o DSPL de alumínio, a Associação Brasileira do Alumínio coloca à disposição seu Centro de Informações Automotivo e de Transportes através do e-mail automotivo@abal.org.br.
Fonte: Portal Fator Brasil

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