quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Empresa lança CT-e que opera integrado ao software TMS

Em meio às discussões sobre os novos procedimentos que as empresas de logística e transportes terão que incorporar ao adotar o CT-e, a ESL Consultoria e Serviços em Informática, empresa especializada na produção e desenvolvimento de softwares para gestão nos setores de logística e transportes, de Caieiras (SP), largou na frente da concorrência e já está operando com sucesso o novo sistema. Ao ser integrado ao software TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte), que atende às operações dos segmentos rodoviário, rodo-aéreo e container, as operações com o CT-e são facilitadas. Isso porque o software da empresa paulista permite ao cliente total integração dos dados enviados à SEFAZ (Secretaria da Fazenda), referentes ao dia a dia dessas transportadoras.

Entre as informações, destacam-se a gestão total dos dados dos lotes de conhecimentos, visibilidade dos dados operacionais e informações fiscais contidas no CT-e, além da amostragem de indicadores de desempenho. O objetivo é analisar a performance das operações de transporte, o que inclui controle das entregas, controle estatístico de ocorrências, gestão dos tempos e custos dos fluxos operacionais, visualização das margens de lucratividade bruta operacional, da lucratividade líquida administrativa e financeira.

Como funciona - a aplicação efetua validação primária dos dados cadastrais contidos no CT-e, a geração dos lotes de até 500 KB ou 50 CT-e, a geração e assinatura digital dos XML's, o envio para o web service da SEFAZ e recepção das autorizações ou rejeições retornadas pela SEFAZ. Possui ainda funcionalidades como controle de inutilização, cancelamento de CT-e's, emissão em contingência, arquivamento dos XML's validados pela SEFAZ e envio destes por email ao destinatário, remetente e contabilidade, além de uma série de relatórios gerenciais da operação o que permite uma visualização ampla de todas as informações geradas durante o processo.

Para comprovar o sucesso da operação do TMS junto ao CT-e, a ESL iniciou um projeto piloto há dois anos com a Omnitrans Logística e Transportes, de Santos (SP). E desde o início do último mês de dezembro, a transportadora já emite os dados das operações à Secretaria da Fazenda via CT-e, sendo a pioneira no segmento de transporte de contêineres a trabalhar com a nova modalidade de emissão.

O gerente geral de operações logísticas da Ominitrans, Alex Augusto, conta que na operação "tradicional" do envio do Conhecimento se perdia muito tempo para realizar tais procedimentos. Segundo ele, era preciso separar toda a documentação em papel e arquivar esse material. "Atualmente emitimos cerca de 80 Conhecimentos ao dia. A cada 10, gastávamos em média 30 minutos", ressalta.

Menos de 30 dias após a adoção do novo sistema, o gerente já começou a perceber as mudanças. "Ganhamos muito na velocidade da expedição dos documentos. Agora fazemos 10 Conhecimentos em apenas cinco minutos, além de economizarmos com equipamentos de impressão, espaço físico e até mesmo mão de obra, pois antes era preciso duas pessoas realizando esse trabalho e agora uma só consegue operar a documentação. Vantagem também aos erros de digitação terem sido quase extintos, devido a digitação do CT-e praticamente não existir, pois adquirimos o leitor do código de barras. E com a leitura e integração das informações da NF-e, o CT-e é alimentado automaticamente", enfatiza.

Fator fundamental para o sucesso da operação da Omnitrans com o CT-e, na visão de Augusto, foi a integração com o software TMS da ESL. Ele explica que o fato de já operar com o TMS garante à Ominitrans uma visualização completa de todas as operações do transporte, o que compreende em que períodos os documentos foram emitidos, quem emitiu o documento, custos, valores dos clientes e frete médio, entre outras informações essenciais. "Se não fosse essa integração, ficaria muito trabalhoso coletar as informações em uma planilha ou qualquer outro programa e depois operar com o CT-e. Já estamos com a ESL há quatro anos e o TMS fez toda a diferença para nós", conclui.

De acordo com Rinaldo Oliveira, diretor comercial da ESL, a empresa desenvolveu a sua própria ferramenta de CT-e com o objetivo eliminar toda a dependência junto a uma solução de CT-e desenvolvida e comercializada por empresas de terceiros. Para ele, estabelecer uma parceria com uma determinada empresa que já possuísse a ferramenta desenvolvida seria favoravelmente o caminho mais atraente. Contudo, Oliveira ressalta. "Entendemos logo no início do projeto que a integração TMS e CT-e, devido à sua complexidade e importância, deveria ser desenvolvida internamente, pois assim poderíamos cuidar e nos comprometer com todo o ciclo do transporte de nossos clientes. Não desenvolvemos isoladamente o CT-e, mas sim trabalhamos o sistema totalmente integrado ao nosso TMS". Para 2011, a expectativa da ESL é aumentar a operação desses sistemas junto aos seus clientes. O diretor comercial acredita em um crescimento de 30% a 40%. "Sempre buscamos atender nossos clientes da melhor forma possível. Nosso sistema foi desenvolvido de forma que sua integração facilite as operações do transporte e dessa forma, o CT-e se encaixa perfeitamente", conclui o executivo.
FONTE: Divulgação

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