sexta-feira, 30 de julho de 2010

Medidas sobre transporte de carga são lógicas e coerentes

As vias onde vão vigorar as novas medidas para o tráfego de caminhões em São Paulo tinham passado por recente e sensível melhoria nas condições de trânsito, desde a inauguração do trecho sul do Rodoanel. Com isso, sua saturação ganha sobrevida maior, ao preço de aumento da dificuldade para o transporte de carga na região atendida por essas vias.
Ao mesmo tempo, facilitando o transporte de carga na cidade, a prefeitura propôs o fim do rodízio dia par/ dia ímpar dos veículos urbanos de carga, os VUCs, que são relativamente pequenos e levam muito mais carga que caminhonetes e furgões.
Assim, os ágeis VUCs poderão melhor contribuir para o abastecimento e o transporte na cidade de São Paulo. São complementares, lógicas e coerentes as medidas de restrição aos caminhões pesados e de liberação de VUCs. Ao que tudo indica, foram previamente discutidas com os transportadores.
O fato de o secretário de Transportes ter anunciado que as medidas serão implantadas sem multas, com prazo para adaptação, é mais uma mostra de novos e bons ares na secretaria.
Motos - Já a restrição do tráfego de motocicletas na pista expressa da marginal Tietê vai "empurrar" as motos para as pistas central e local, onde é mais frequente a mudança de faixa, causa de frequentes acidentes com motos.
Assim, a medida proposta poderá aumentar a ocorrência de acidentes. A faixa mais segura para o tráfego de motos é exatamente a da esquerda da pista expressa, que tem a velocidade mais constante e que não apresenta entrelaçamento de veículos.
Para melhorar a segurança das motocicletas e do tráfego geral na marginal Tietê, basta a redução da velocidade máxima de veículos leves e, mais ainda, a dos veículos pesados, além da sinalização adequada de orientação e da restauração da iluminação pública suprimida durante as obras de alargamento. Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela USP

Consultor teme piora na marginal Tietê

Com veto à marginal Pinheiros, via receberá caminhões rumo ao porto de Santos, segundo especialistas em tráfego

Proibir caminhões na marginal Pinheiros pode levar esses veículos a migrarem para a marginal Tietê, avaliam consultores de tráfego.
A via será alternativa para caminhões das rodovias Dutra/Fernão Dias/Ayrton Senna rumo ao ABC e ao porto de Santos, afirmam Horácio Figueira e Alexandre Zum. Como não poderão seguir pela marginal Pinheiros, os motoristas podem chegar ao ABC e, consequentemente, ao porto pela marginal Tietê (por meio do acesso à av. Cruzeiro do Sul e depois à av. do Estado, na zona norte).
Ir "por dentro" é mais rápido do que cortar a cidade em direção ao Rodoanel, disse o caminhoneiro Rogério Ferreira Conrado, 33.
Ele já costuma chegar à Anchieta a partir de outro acesso da marginal, a avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé (zona leste). Em relação ao Rodoanel, o trajeto é 40 km mais curto, estima.

A CET disse que fará ajustes no trânsito, se necessário.

Para Alexandre Zum, a decisão de restringir caminhões na marginal Pinheiros acerta no conceito, mas erra na aplicação. Segundo ele, deve-se proibir os caminhões de passagem -de outras cidades e Estados-, não os locais.
Da maneira proposta pela prefeitura, o trânsito local, feito de caminhões que circulam em torno do Ceagesp e em empresas de logística próximas à marginal Pinheiros, será prejudicado, diz.
Zum considera que o uso dos VUCs deve ser estimulado, por serem mais ágeis.
Horácio Figueira critica essa ação. Ele diz ainda que todas as medidas privilegiam o transporte individual, em detrimento do coletivo.
FONTE: Folha de São Paulo

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