sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Petrobras acerta aluguel de navios com grupos nacionais

A Petrobras fechou os três primeiros contratos de afretamento (aluguel por longo prazo) de navios para transporte de derivados de petróleo, todos assinados com companhias brasileiras.
Foram afretadas nove embarcações pelo prazo de 15 anos. Os navios fazem parte do programa da estatal de apoio à navegação com bandeira brasileira e de construção no Brasil, setor que encolheu muito nos últimos anos.
Atualmente, a maior parte do transporte marítimo, mesmo na costa brasileira, é feita por embarcações estrangeiras. O objetivo da Petrobras é alavancar a indústria de construção naval e conter as remessas de recursos destinados ao pagamento de fretes, diz Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da estatal.
No total, ela vai afretar 19 navios. Cada um deles custará entre R$ 15 milhões e R$ 60 milhões, e todos serão construídos no país, uma exigência da Petrobras. Ontem, foram fechados contratos de frete de seis navios de transporte de combustível para navios com a Delima Comércio Navegação e a Navegação São Miguel, além de três embarcações para nafta e gasolina com a Global Transporte Oceânico.
De posse do contrato de frete por 15 anos, diz Costa, elas têm como dar garantias a um empréstimo e conseguir levantar os recursos necessários para arcar com os custos de construção. O Fundo de Marinha Mercante poderá financiar até 80% dos projetos. Os navios serão de propriedade das empresas.
Costa diz ainda que, apesar do objetivo de apoiar o setor, a estatal não sofrerá com aumento de custo de frete.
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário