domingo, 3 de janeiro de 2010

Jacareí quer oficina do trem bala na cidade

O município espera participar das discussões sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV) e receber um centro de manutenção, já que o Vale do Paraíba paulista terá, obrigatoriamente, uma estação.
O prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota, defende que a cidade, localizada no Vale do Paraíba, a cerca de 70 km de São Paulo, receba pelo menos uma das oficinas de manutenção do TAV (Trem de Alta Velocidade). “Sugerimos que os municípios onde não forem instaladas estações sejam beneficiados com a construção de bases operacionais, de manutenção e logística do TAV. Como o TAV passará pelo Vale do Paraíba e a probabilidade de instalação de uma estação em São José dos Campos é muito grande, acreditamos que Jacareí reúne todas as condições para receber uma base de manutenção dos trens, já que quase não teremos interferência urbana: nosso município tem áreas disponíveis, um sólido e diversificado parque industrial, qualificação profissional e infraestrutura”, afirma Mota.
O projeto do TAV irá encurtar o tempo de percurso por terra de dois importantes polos econômicos do Brasil: o eixo Rio-São Paulo, em viagens que devem durar 1h33. O investimento previsto é de R$ 34,6 bilhões. Já há estações definidas nas cidades de Campinas (duas), São Paulo, Guarulhos, Aparecida e Rio de Janeiro (duas), além de outras duas, a serem escolhidas em municípios do Vale do Paraíba paulista e carioca.
“O TAV está nos seus primórdios e o debate apenas toma corpo. Mas os desafios que o projeto impõe aos brasileiros são ciclópicos: financiamento, viabilidade técnica, dificuldades de engenharia, conciliação entre interesses dos municípios, estados e União, impacto ambiental, prazos etc. Mas, como diria o Barão de Mauá, aquele empresário visionário que estava muito à frente de seu tempo, ‘as dificuldades foram feitas para serem vencidas’. Saberemos vencê-las”, finaliza o prefeito de Jacareí.
Fonte: Fator Brasil

3 comentários:

  1. Estive há pouco em Paris e Barcelona (sim Barcelona). Paris já é conhecidíssima por seu sistema de metro, mas Barcelona me pegou de surpresa!!! Que planejamento!!! Que visão de futuro e que sistema de transportes!!! A olimpíada lá fez bem... Tomara que para o Rio de Janeiro também.

    Mas existem exemplos catastróficos como o do prefeito de Jacareí (interior de SP), Sr. Hamilton Ribeiro Mota - PT foi a Brasília defender uma estação do trem bala na cidade !!!!

    Pra que??? para ele mandar arrancar os trilhos na primeira oportunidade como fez com a Central do Brasil??

    Esses mesmos trillhos amputados da cidade poderiam ser uma moderna ligação entre Jacareí, São José dos Campos e Mogi das Cruzes (e garantir a integração hoje com o TAV), não fosse a cabeça de minhoca dessa gente.


    ricardo_schoenfelder@yahoo.com.br

    Em minha opinião a nova estação deveria integrar o Sul de Minas Gerais, gerando um vetor de desenvolvimento sustentável para toda a região.

    ResponderExcluir
  2. Esses mesmos trilhos hoje não teria condições de mante los pois teriamos de proibir todos os veiculos não circular mais, visto que a nossa querida estrada de ferro corta o centro ao meio a não ser que fizesse um elevado ou tunel que nao seria nada viavel é triste mas o progresso chegou , agora quem acabou mesmo com a central foram os governos passados apostando nas industrias de caminhões para que os mesmos fossem vendidos e tambem nos monopolio de empresas de onibus e um pivo que realmente acabou com o trem foi o governador Quercia e seus sucessores .


    carlomoreira@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tomara que de tudo de certo com esse TAV, seria um grande passo para região, uma otima oportunidade de empregos, mas o pessoal também te que se qualificar, os cursos de Logistica e Segurança do Trabalho estarão em alta, se houver a estação ou até mesmo as oficinas de manutenção.
    Não é divulgação mas é uma boa hora de se pensar nisso, pra quem tiver interesse, o Senac em São José dos Campos e Senai oferecem vários cursos que podem ser utilizados nessa area.

    ResponderExcluir