domingo, 27 de novembro de 2011

Produção do agronegócio brasileiro deve crescer 40% até 2020

Até 2020, o Brasil deve aumentar sua produção do agronegócio em 40%. Foi o que afirmou o ex-ministro da Agricultura e atual presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Roberto Rodrigues, nesta quinta-feira, durante o XXI Congresso Fenabrave.

Segundo ele, é necessário criar um projeto de interesse global. Em sua palestra, Rodrigues apresentou os cenários para o agrobusiness e defendeu a segurança alimentar e energética com sustentabilidade para que o País cumpra sua missão.

De acordo com o ex-ministro, nas projeções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a oferta de alimentos precisa crescer em 20% no mundo até 2020, e somente o Brasil deve aumentar a sua produção em 40% neste período.

Com a população mundial crescendo e a melhoria da renda nos países emergentes, ele defendeu um novo modelo de gestão para o agronegócio. “Podemos assumir a liderança desse projeto, mas precisamos ter estratégias claras e de parcerias internacionais”, afirmou Rodrigues.

Atualmente, o agronegócio brasileiro representa 22% do PIB nacional e responde por 38% das exportações do País. Além da importância que os números representam para a economia, Roberto Rodrigues também destacou o avanço tecnológico em áreas da biotecnologia, nanotecnologia e agroenergia entre fatores que credenciam o Brasil como celeiro do mundo.
FONTE: Revista Carga Pesada

Nenhum comentário:

Postar um comentário