sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CEO da MAN sinaliza avanço em caminhões leves

Georg Pachta-Reyhofen, presidente mundial da MAN, afirmou nesta quarta-feira, 26, durante o jantar em comemoração aos 30 anos de atividade da MAN América Latina, promovido no Golden Hall do WTC, em São Paulo (foto), que a operação brasileira deve tornar-se em breve a maior do grupo no mundo, com capacidade para montar até cem mil veículos comerciais por ano. O executivo disse também que a empresa produzirá em Resende, RJ, em 2012, veículos extrapesados com a marca MAN e prepara-se para avançar no segmento de caminhões leves. “Vamos introduzir progressivamente motores MAN em toda a linha produzida em Resende”, observou.

O encontro teve a presença de quase mil convidados, incluindo membros do governo, especialmente do município de Resende, clientes, fornecedores e concessionários. Na abertura, o CEO da MAN América Latina, Roberto Cortes, lembrou os bons momentos da operação brasileira, que registra também 15 anos de atividade da fábrica de Resende, abrigando o consórcio modular, e lidera as vendas de caminhões há nove anos consecutivos.

A MAN Latin America promove o que chama de “maior programa de investimento em seus trinta anos de história na região”. A iniciativa envolve aporte de € 400 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) de 2012 a 2016 no desenvolvimento de produtos e expansão da capacidade na fábrica de Resende. A operação brasileira da MAN passou por três ciclos de investimentos expressivos entre 1995 e 2011, que somaram R$ 3 bilhões.

"Estamos muito otimistas em relação ao futuro. Projetamos avanço de dois dígitos ao ano, depois de crescer 16% ao ano em uma década. Nesse ritmo precisaremos de infraestrutura adicional", afirmou Cortes a Automotive Business. Nada menos de R$ 150 milhões irão para os novos caminhões MAN, começando pelo TGX. Mas há uma grande novidade, ainda sob sigilo, confiada a um grupo chefiado por Paulo Alleo, diretor de engenharia brasileiro, que atua na Alemanha e está empenhado na criação de nova família de veículos semileves, acima de 3,5 t.

Cortes enfatizou durante o jantar na quarta-feira que o powertrain da MAN ganhará maior flexibilidade com tecnologias híbridas na área de combustíveis, combinando diesel, biodiesel, etanol e GNV, além de diesel de cana criado pela norte-americana LS9. Haverá sistemas hidráulicos para recuperação de energia em frenagem.

Referindo-se à projeção de avanço dos motores MAN na produção em Resende, o vice-presidente da Cummins Latin America, Luis Pasquotto, disse a Automotive Business que “há espaço para todos, já que a demanda local será elevada”. Ele torna-se o principal parceiro da MAN no suprimento de motores P7 às linhas de montagem em Resende, em 2012, enquanto a MWM deixa de equipar com seus propulsores os novos veículos P7 e passa a realizar a manufatura dos motores MAN na fábrica de Santo Amaro, em São Paulo.

Wilson Brício, presidente da ZF América do Sul, destacou os avanços da empresa nos fornecimentos à MAN com o desenvolvimento de caixas de transmissão automatizadas. Com sede em Sorocaba, SP, a empresa avalia novo investimento no País para elevar a produção de transmissões e caixas de câmbio para ônibus e caminhões.
FONTE: Automotive Business

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