domingo, 24 de julho de 2011

Radares multam 474 ao dia por avanço de sinal

A cidade de São Paulo tem 6.118 semáforos, mas apenas 2% (132) deles têm radares que multam motoristas que avançam o sinal vermelho. E só seis possuem equipamentos com tecnologia capaz de flagrar as infrações à noite.
Mesmo com poucos radares, 14.080 motoristas são multados por mês por esse tipo de infração. Isso significa que, por dia, são aplicadas 474 multas. Outras 206 autuações são aplicadas diariamente por marronzinhos. O motorista flagrado paga R$ 191,54 e soma sete pontos na CNH.
Ao todo, em 2010, foram aplicadas 272.529 multas desse tipo. Embora alto, o número é 18% menor que em 2009. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que a queda é reflexo das políticas adotadas pela companhia.
O número deve voltar a subir no próximo ano, quando a CET promete instalar mais equipamentos que conseguem capturar imagens noturnas para reduzir as mortes no trânsito.
A partir do dia 8, a CET promete começar a multar motoristas que não respeitam os pedestres. Todas as infrações constam no Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor em 1998. Mas na prática, os agentes da CET fazem vista grossa às infrações.
Inicialmente, as multas serão aplicadas apenas na região entre o centro e a avenida Paulista. Essa será a terceira fase da campanha da prefeitura para tentar reduzir as mortes de pedestres na cidade. No ano passado, das 1.357 pessoas mortas no trânsito, 630 eram pedestres.
FONTE: Metro - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário