domingo, 11 de abril de 2010

Cosan visa ao exterior com frete e venda direta

A Cosan, maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, pretende expandir sua atuação no comércio internacional de açúcar por meio de serviços adicionais como contratação de frete e venda direta ao consumidor final.
Segundo o vice-presidente da Cosan SA, Colin Butterfield, que assumiu o comando da divisão Cosan Alimentos há pouco mais de um mês, a empresa atualmente vende açúcar na modalidade FOB Santos, deixando para as tradings os serviços de transporte e os contatos com compradores no exterior.
- Queremos passar a ser algo mais próximo de uma trading, passar a agregar novas metodologias, novos riscos e novas arbitragens - disse Butterfield durante evento em São Paulo.
Segundo ele, o volume de açúcar negociado pela empresa, em torno de 4 milhões de toneladas, é equivalente ao movimentado por grandes tradings globais. "Hoje, vendemos FOB Santos e as tradings levam para os destinos.
Estamos pensando em como agregar mais valor à nossa commodity." Mantega: inflação controlada O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que a inflação está sob controle no país e disse que a variação de preços do primeiro trimestre refletiu um choque de oferta. Mantega descartou uma inflação de demanda.
"A inflação que tivemos até agora não é de demanda; na minha opinião, é de choque de oferta tecnicamente", disse, em entrevista na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), após palestra.
Ele explicou que as chuvas reduziram a oferta de alimentos e pressionaram seus preços no trimestre. Eles, por sua vez, puxaram a inflação. Mantega considerou que este efeito já está sendo atenuado, citando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 0,52% em março.
Mantega observou que também houve fatores sazonais no período, como aumento de tarifas de ônibus e de mensalidades escolares. "A perspectiva, inclusive do mercado, é que nos próximos meses a inflação do IPCA estará mais baixa", declarou.
O ministro acrescentou que, do lado da oferta de mercadorias, há disponibilidade suficiente e a indústria tem capacidade de responder à demanda.
FONTE: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário