sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DHL lança pesquisa com perspectivas para mercado logístico

Estudo “International Trade, Express Logistics and Globalization: Part and Parcel of the Solution to Current Economic Challenges” revela panorama positivo para o setor.
São Paulo, Brasil – A DHL, empresa líder mundial em transporte e logística, em conjunto com a London School of Economics divulgou hoje estudo que mostra tendências de recuperação do comércio internacional no médio prazo para o setor logístico, devido ao aumento na proporção das transações, especialmente em termos de valor, gerado pelo setor de correio expresso aéreo.
Frank Appel, CEO do Deutsche Post DHL, disse, “O comércio é essencial para o crescimento econômico e para o desenvolvimento mundial. É estimulante observar que, no encontro mais recente do G20,, todos os governos concordaram que o comércio ajudará em curto prazo, e também que é uma parte essencial e inevitável para o desenvolvimento econômico em longo prazo. Como integradores econômicos, nosso papel é fundamental para assegurar que nossos serviços atendam às crescentes necessidades de mercados desenvolvidos e em desenvolvimento.”
O estudo “International trade, Express Logistics and Globalization: Part and Parcel of the Solution to Current Economic Challenges” (Comércio Internacional, Logística Expressa e Globalização: parte e parcela da solução para os atuais desafios econômicos) revelou que o panorama em médio prazo do comércio mundial permanece forte embora o comércio permaneça, na melhor das hipóteses, estagnado no curto prazo devido à baixa disponibilidade de crédito. Entretanto, quando o crédito se tornar largamente disponível e o comércio reagir, o estudo sugere que o retorno do comércio não beneficiará igualmente todos os países. O estudo elegeu o custo do transporte marítimo[1] e a disponibilidade dos procedimentos de revisão como dois fatores fundamentais que influenciam o potencial econômico para atrair o comércio internacional. Os resultados foram baseados em uma análise do custo e qualidade da logística no Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC), que somam 40% da população mundial e 15% da economia mundial, além de servirem como exemplo para outras economias emergentes.
O custo do frete aéreo é relativamente constante para os países do BRIC, em comparação com o custo do transporte marítimo, que varia acentuadamente pelo mundo. Os países que fornecem logística de remessa de baixo custo são mais atraentes para as empresas que produzem geralmente produtos de valor baixo que são despachados por navio. A Índia, por exemplo, possui custos de remessa 50% mais altos que os da China, enquanto que os custos de remessa da Rússia são quatro vezes mais altos. Se a Índia conseguisse reduzir o custo de remessa para equiparar-se aos níveis chineses, seu comércio aumentaria 10%, enquanto que o comércio do Brasil e da Rússia aumentaria em 30 e 50%, respectivamente, se equiparassem aos custos de remessa da China.
O estudo mostra que os países que querem atrair empresas que utilizam remessas expressas por correio aéreo precisam não somente tentar melhorar seus custos, mas também garantir a confiabilidade e a pontualidade. Particularmente, os países em que os comerciantes podem pedir custos menores e uma revisão transparente de quaisquer decisões tomadas na base terão uma parcela maior do comércio mundial. O relatório também observa que procedimentos eficientes de revisão são absolutamente ausentes nas economias emergentes, o que oferece um desafio às transportadoras que pretendem importar ou exportar mercadorias urgentes, como produtos eletrônicos indispensáveis de alto valor. A análise chegou à conclusão de que se esses países assegurassem a disciplina e atual disponibilidade de tais revisões, a China e a Índia aumentariam o comércio em 20%, o Brasil e a Rússia em 30% durante a recuperação pós-crise.
“Os custos de transporte e logística, em particular, superam os impostos no que diz respeito às maiores barreiras ao comércio em uma proporção de 9:1. O estudo demonstra que os países que buscam ficar à frente da próxima tendência de globalização precisam avaliar seu próprio desempenho em comparação com as melhores práticas mundiais. As economias emergentes que dependem da exportação podem aprimorar suas condições de comércio para fortalecer seus níveis de comércio internacional quando a economia se recuperar", disse Frank Appel, CEO do Deutsche Post DHL.
Empresas de logística e recuperação econômica na Ásia - Devido ao papel central da logística no comércio internacional, o estudo postula que as empresas desse setor desempenham uma função primordial na sustentação da recuperação econômica. Como o setor investe muito em ativos, com a aquisição de aviões, navios e veículos, os custos da logística flutuam significativamente com a demanda. Consequentemente, durante a crise econômica, os custos de logística diminuíram substancialmente, ajudando a aliviar o impacto total da crise para os negócios envolvidos em comércio internacional.
Da mesma forma, as empresas de logística desempenham um importante papel no aumento da atratividade da Ásia como local para fazer negócios. Com o rápido crescimento do poder aquisitivo asiático, as empresas de logística permanecem bem estabelecidas na região, reconhecendo seu papel estratégico. Como os serviços de logística são amplamente disponíveis, isso ajudará os países na região a enfrentarem a crise econômica e estarem bem posicionados para a recuperação.
Crescimento do setor de correio expresso aéreo - Olhando mais adiante, o estudo prevê que o setor de correio expresso aéreo continuará a crescer proporcionalmente à recuperação no volume de crescimento de comércio e elege três principais áreas de potencial expansão para o setor: a crescente demanda por serviços na indústria de saúde, a demanda por transferência de documentos no setor de serviços internacionais e a demanda por peças de reposição para equipamentos, pois o cenário econômico tende a buscar mais atualizações e reparos do que substituições.
“O correio expresso aéreo continua a ser um setor importante e de rápido crescimento. O valor do comércio internacional aumentou 16x nos últimos 50 anos, amplamente dominado por mercadorias urgentes, de alto valor que exigem entregas pontuais. Nos últimos anos, as remessas aéreas cresceram mais que o dobro comparado aos fretes marítimos ao longo dos últimos 30 anos”, disse Appel. “A entrada pioneira do Deutsche Post DHL nos mercados emergentes da região Ásia-Pacífico, como China e Índia nos ajudará a nos preparar para a recuperação. Seja por meio de entregas aéreas urgentes ou fornecendo suporte em nossas soluções para cadeia de suprimentos, o setor de logística se tornará essencial como elemento integrador na geração do crescimento econômico pós-crise,” adicionou.
Perfil: A DHL é líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional, especializada em fornecer soluções inovadoras e personalizadas a seus clientes.
A DHL oferece serviços e experiência em frete expresso, aéreo e marítimo, transporte terrestre, soluções de logística, bem como serviços postais internacionais, aliados à cobertura mundial e profundo conhecimento dos mercados locais. A rede internacional da DHL conecta mais de 225 países e territórios no mundo todo. Mais de 310 mil funcionários se dedicam a prestar serviços com agilidade e confiança que superam as expectativas dos clientes. [www.dhl.com]
Fonte: Fator Brasil

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